O prazo para os estudantes que foram pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025, está quase acabando. Eles têm até esta sexta-feira (5) para comprovar as informações fornecidas durante a inscrição. Isso é super importante, então atenção!
Para validar a bolsa do Prouni, os candidatos precisam entregar toda a documentação exigida na instituição de ensino superior privada onde foram selecionados. Essa entrega pode ser feita pelo site da faculdade ou pessoalmente, dependendo das regras de cada uma.
Se você está na lista de espera do programa, fique tranquilo! Ela está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba dedicada ao Prouni. Essa lista é para quem não foi selecionado nas chamadas regulares ou foi reprovado por não formar turma na faculdade que escolheu.
O Prouni oferece bolsas de estudo tanto parciais (50% do valor da mensalidade) quanto integrais (100%) em diversas instituições privadas.
Documentação
Os documentos que os estudantes precisam entregar incluem aqueles de identificação com foto e CPF, assim como os dos membros do grupo familiar. Também são necessários comprovantes recentes de renda que mostrem a renda bruta mensal de todos na família e um comprovante de residência em nome do estudante ou de algum familiar. Além disso, é preciso apresentar o certificado de conclusão do ensino médio.
Importante lembrar: se você fez o ensino médio em escola particular como bolsista, deve fornecer uma declaração da escola comprovando essa condição.
Obrigações da faculdade
As faculdades precisam emitir um formulário que comprove que receberam a documentação do estudante no ato da entrega. Até o dia 12 de setembro, a instituição deve informar se o registro do candidato foi aprovado ou reprovado. Se aprovado, acontece a emissão do termo de concessão da bolsa.
Vale destacar que as faculdades que realizam seu próprio processo de seleção devem ter comunicado previamente os candidatos pré-selecionados sobre essa exigência. E uma informação importante: não é permitido cobrar qualquer tipo de taxa para a seleção dos candidatos no Prouni.
Esta edição do programa está oferecendo mais de 211 mil bolsas — sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais — em mais de 370 cursos, distribuídos em 887 instituições privadas de ensino superior.
Prouni 20 anos
O Programa Universidade para Todos, criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004, tem como objetivo atender estudantes que ainda não possuem diploma de nível superior. Em seus 20 anos de história, o governo federal contabiliza mais de 3,5 milhões de estudantes beneficiados, dos quais 2,5 milhões estudaram gratuitamente e os demais pagaram 50% da mensalidade.
Atualmente, o Prouni beneficia 632.503 estudantes, que estão matriculados em 1.851 instituições privadas de ensino superior no Brasil, com 533.790 deles tendo bolsas integrais.