MEC confirma entrega da carteira nacional do professor em outubro

O ministro da Educação, Camilo Santana, trouxe uma novidade super bacana para os professores brasileiros! Ele anunciou que a Carteira Nacional de Docente (CNDB) vai ser entregue a partir de outubro, em um mês muito especial: o Dia do Professor.

Recentemente, no dia 19 do mês passado, a Câmara dos Deputados aprovou, de forma rápida, o Projeto de Lei 41/2025. Essa lei vai autorizar a criação da carteira, que terá validade em todo o país. Camilo destacou, em um vídeo nas redes sociais, que essa aprovação é um reconhecimento da importância do ensino, uma profissão que forma diversos profissionais essenciais, como médicos e advogados.

O projeto ainda precisa da assinatura do presidente, mas, segundo o ministro, a expectativa é que isso aconteça até o dia 15 de outubro.

Vantagens da Carteira

Essa nova carteira vai trazer uma série de benefícios para quem leciona. Por exemplo, os professores terão acesso a descontos em eventos culturais, como cinema, teatro e shows. Além disso, cada docente que conseguir a CNDB vai ganhar um cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, sem taxas de anuidade.

Camilo também mencionou outras surpresas que estão por vir. Em outubro, junto com a entrega das carteiras, vai ser anunciado um desconto de 15% nas tarifas de diárias de hotéis, graças a uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).

Como se Cadastrar

Quem é professor e deseja ter a Carteira Nacional de Docente vai precisar se cadastrar. Esse documento é destinado exclusivamente a professores da educação pública e privada em níveis federal, estadual e municipal.

O processo de emissão da carteira começa com um cadastro no site do Programa Mais Professores para o Brasil. Os interessados já podem utilizar sua conta na plataforma Gov.br com CPF e senha. É legal saber que as informações informadas serão checadas com dados do governo, como os da Receita Federal e do Censo Escolar.

No cadastro, o professor vai precisar informar o tipo de vínculo profissional, além de indicar o município e a unidade da federação onde atua. O tempo para receber a carteira vai depender da disponibilidade e verificação dessas informações.

A lei aprovada também determina que estados, Distrito Federal e municípios devem fornecer os dados necessários para manter essa base atualizada.

Essa iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que visa valorizar e qualificar ainda mais o magistério, além de incentivar a carreira docente no país. É um passo importante para reconhecer o trabalho dos professores e proporcionar mais benefícios para eles.