Candidatos ao ProUni 2/2025 podem entrar na lista de espera

Os candidatos que não foram escolhidos nas duas primeiras chamadas do Programa Universidade para Todos (ProUni), edição 2/2025, têm uma nova chance. A partir desta segunda-feira (25), eles podem se inscrever na lista de espera. Mas atenção: o prazo vai até amanhã, às 23h59, e a inscrição deve ser feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para o segundo semestre de 2025, o ProUni disponibilizou mais de 211 mil bolsas de estudo. Destas, cerca de 118 mil são integrais e 93 mil são parciais, que cobrem metade da mensalidade. Essas bolsas abrangem mais de 370 cursos em 887 instituições de ensino superior privadas.

A lista com os candidatos selecionados pela lista de espera será divulgada no dia 29 de agosto. Quem for pré-selecionado precisará comparecer à instituição escolhida entre 29 de agosto e 5 de setembro. Nesse período, será necessário apresentar os documentos que comprovem as informações fornecidas na inscrição, que também podem ser enviados de forma eletrônica.

Após a aprovação, as instituições devem emitir o Termo de Concessão de Bolsa entre 30 de agosto e 12 de setembro. É importante lembrar que não podem ser cobradas taxas de seleção dos candidatos. Contudo, as instituições têm a liberdade de realizar um processo de seleção próprio, desde que isso tenha sido previamente comunicado aos candidatos.

Sobre o ProUni

O ProUni celebra 20 anos em 2025, tendo beneficiado mais de 3,5 milhões de estudantes desde sua criação em 2005. O programa é voltado para oferecer bolsas de estudo, tanto parciais quanto integrais, a estudantes de baixa renda que tenham finalizado o ensino médio, preferencialmente em escolas públicas ou, em alguns casos, em colégios privados na condição de bolsistas.