Os participantes da primeira fase da segunda edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) precisam garantir pelo menos 61 pontos de 100 na prova teórica para serem aprovados. Essa nota é a soma dos resultados das provas objetiva e discursiva, que ocorrerão no dia 19 de outubro. O Inep, que organiza o exame, deixou claro no novo edital que não haverá arredondamentos de notas nem equivalência percentual.
Para avançar para a segunda fase do Revalida 2025/2, que envolve provas de habilidades clínicas, os candidatos devem primeiro ter a documentação que comprove a conclusão do curso de medicina no exterior aprovada pelo Inep. É importante lembrar que haverá um edital específico para quem deseja participar dessa segunda etapa.
Objetivos
O Revalida é uma forma de avaliar a formação de brasileiros e estrangeiros que desejam atuar como médicos no Brasil após se formarem em instituições no exterior. Vale destacar que o exame não tem a intenção de classificar as instituições de ensino de outros países.
A meta principal é assegurar que o profissional esteja preparado com as habilidades, competências e conhecimentos necessários para atender as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo, assim, a qualidade do atendimento médico em território nacional.
Provas
As provas serão realizadas pelo Inep em 19 de outubro, em diversas cidades de todos os estados e no Distrito Federal, conforme a lista do Sistema Revalida. Segundo as diretrizes do edital, a preparação dos candidatos deve ser baseada na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, que cobre temas essenciais da atividade médica nas diferentes áreas, como atenção primária, ambulatorial e hospitalar, incluindo situações de urgência e emergência.
Confira o cronograma (primeira etapa):
- Divulgação do cartão de confirmação de inscrição: 9 de outubro
- Aplicação das provas: 19 de outubro
- Envio da documentação que comprova a formação médica: 20 a 24 de outubro
- Resultado da análise da documentação: 17 de novembro
- Resultado dos recursos sobre a análise da documentação: 5 de dezembro
Revalida
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos é realizado duas vezes por ano. O teste se divide em duas etapas: a prova teórica e a de habilidades clínicas. Ambas as fases abordam as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade, sempre de forma interdisciplinar.