Aposentados do INSS podem acessar FGTS? Entenda a lei

O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um assunto que merece atenção, especialmente para os aposentados do INSS. Esse fundo pode ser visto como uma verdadeira poupança e está disponível para aqueles que se encaixam nas modalidades de saque permitidas por lei. O bacana é que, desde janeiro de 2020, até mesmo os aposentados têm direito ao FGTS, seja porque continuam trabalhando, seja porque decidiram parar.

Basta o aposentado receber a carta de concessão do benefício para poder solicitar o saque. Com esse documento em mãos, é possível retirar o saldo total do fundo, referente a todos os empregos ao longo da vida.

Aposentado tem direito ao FGTS?

Sim, os aposentados do INSS têm direito ao FGTS! Isso vale para todos os tipos de aposentadoria: por idade, tempo de contribuição ou por incapacidade permanente. Assim que a pessoa recebe a comunicação do benefício, já pode começar o processo de saque.

Como aposentados fazem o saque do benefício?

Se você é aposentado e quer fazer o saque do FGTS, saiba que há formas práticas para isso, inclusive pelo celular. Veja como:

  1. Abra o Aplicativo FGTS no seu celular.
  2. Acesse a guia “Meus saques”.
  3. Procure a opção “Aposentadoria”.
  4. Leia as instruções com atenção.
  5. Clique em “Solicitar Saque FGTS”.
  6. Cadastre uma conta bancária em seu nome e envie os documentos que forem solicitados.

Depois de enviar, a Caixa Econômica fará a validação dos documentos. Se tudo estiver em ordem, o valor será depositado na conta do aposentado. E uma regra importante: ao se aposentar, é possível sacar o saldo total do FGTS. Caso continue trabalhando, o aposentado também pode retirar os depósitos mensais que continuam a ser feitos.

Como faço para usar meu FGTS para comprar um imóvel?

Se você está pensando em usar o FGTS para a compra de um imóvel, é necessário ter pelo menos três anos de contribuição ao fundo, que não precisam ser consecutivos, mas que somem pelo menos 36 meses. Isso garante que você tenha o direito de utilizar esse recurso em uma aquisição tão importante.

Essas informações são valiosas e podem contribuir muito na hora de tomar decisões financeiras.