Estômago incomodando? Entenda a relação com a vitamina D
A vitamina D é super importante para a saúde, mesmo que muita gente ainda não perceba. Embora ela não chegue diretamente ao estômago, a sua ausência pode causar problemas sérios em outras áreas do corpo, levando a deficiências e complicações. Por exemplo, a falta dessa vitamina pode deixar os ossos mais fragilizados e causar desconfortos musculares que podem incomodar bastante.
Para bebês, a situação é ainda mais crítica. O leite materno, embora seja uma fonte incrível de nutrientes, não dá conta de oferecer toda a vitamina D que a criançada precisa. É por isso que a suplementação é bem recomendada para os pequenos.
A influência dela no bem-estar
A vitamina D pode ser ingerida de duas formas: por injeções ou via oral. Isso faz uma baita diferença na saúde, já que ela melhora processos digestivos, especialmente na hora de absorver nutrientes como o cálcio e o fósforo. Existem dois tipos principais, o ergocalciferol e o colecalciferol. O primeiro é derivado de plantas, enquanto o segundo é produzido quando tomamos sol.
E tem mais! A vitamina D se acumula no fígado, e só vai ser metabolizada lá quando o corpo ativa a forma chamada calcitriol. Essa ativação é essencial para que possamos absorver fósforo e cálcio no intestino de maneira eficiente. Esses minerais, com a ajuda da vitamina D, se incorporam facilmente aos ossos, fortalecendo-os. Por conta disso, o calcitriol é fundamental para o crescimento e reparação de ossos. Porém, vale destacar que apesar de seus muitos benefícios, ele não tem efeitos comprovados na luta contra câncer de mama ou leucemia.
Além disso, a vitamina D não é a solução para doenças cardíacas ou depressão. O que ela faz é facilitar um montão de funções do corpo, e para potencializar seus efeitos, é bom ingeri-la junto com alguma fonte de gordura.
Portanto, mesmo que a vitamina D não atue de forma direta no estômago, é essencial que a gente a inclua na nossa rotina. Visitar o médico com regularidade é uma ótima maneira de entender o que o seu corpo realmente precisa. Seguindo as recomendações certas, você pode cuidar da sua saúde e bem-estar de maneira eficaz.