Prazo para recurso de atendimento especializado termina dia 12

Os participantes da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) que tiveram o pedido de atendimento especializado negado pelo Inep já podem pedir uma revisão. O prazo para isso vai até a próxima terça-feira, dia 12.

Para fazer o recurso, é necessário que o participante envie novamente um documento legível, em português, que comprove a situação que justifica essa solicitação. É importante que a documentação inclua o nome completo do candidato, uma descrição da condição que motivou o pedido e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). Além disso, o documento deve ter a assinatura e a identificação do profissional que fez a avaliação, com o registro no respectivo conselho.

Divulgação do resultado

O Inep informou que os resultados dos recursos serão divulgados no dia 18 de agosto. Se o novo pedido for negado, o participante terá acesso apenas aos recursos de acessibilidade que já foram solicitados no ato da inscrição. Isso significa que não contará com tempo adicional, uso de calculadora ou correção diferenciada na prova CNU dos Professores.

Porém, se o pedido for aceito, o participante terá mais 60 minutos para fazer a prova.

Sobre a PND

A Prova Nacional Docente não é um concurso público e nem uma seleção unificada. Foi criada em 2025 com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e incentivar a realização de concursos públicos nas redes estaduais, do Distrito Federal e nos municípios, promovendo a entrada de professores qualificados no magistério.

A partir de 2026, os gestores das redes de ensino podem considerar a nota da PND como parte do processo de seleção para concursos e contratações na educação básica. Entretanto, a adesão a essa prática não é obrigatória, cada estado e município pode escolher se utilizará os resultados da prova.

Essa avaliação faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em 2024, que busca fortalecer a formação dos docentes e valorizar os profissionais do ensino público. A meta é atingir 2,3 milhões de professores em todo o país.

Além da PND, o programa inclui ações como a Bolsa Mais Professores, o Pé-de-Meia Licenciaturas e o Portal de Formação, todas voltadas para a valorização e a formação de professores.