Solução busca otimizar fluxo de veículos em Estrela

A administração municipal de Estrela está buscando uma solução imediata para resolver os congestionamentos na principal via de acesso à cidade. Para isso, foi apresentado um projeto que propõe um desvio de tráfego na alça de retorno do bairro das Indústrias, ligando à BR-386. A proposta sugere a conexão com a rua João Lino Braun, localizada no Bairro Boa União.

Este acesso principal da cidade concentra o tráfego de toda a área urbana e também é a entrada para o bairro Boa União, que segue em direção à Rota do Sol. Com a nova proposta, motoristas que viajam para a Serra ou para Colinas poderão se deslocar entre o bairro das Indústrias e a rua João Lino Braun sem enfrentar os congestionamentos que atualmente ocorrem nesta região. A prefeita Carine Schwingel destaca que essa medida deve facilitar a circulação de veículos e melhorar o fluxo na área.

O projeto já foi apresentado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. Segundo o documento, a prefeitura assumirá todos os custos da execução da obra. A sinalização também ficará sob responsabilidade do município, que deverá seguir a aprovação e supervisão da concessionária CCR ViaSul, a qual oferecerá apoio técnico durante o processo. Além disso, estão previstas reuniões com empresas próximas ao local para promover um diálogo aberto sobre a situação.

A prefeita informou que, embora existam projetos a médio prazo para resolver os problemas de trânsito, a prioridade no momento é encontrar uma alternativa de curto prazo. Essa sugestão partiu de empresários da região, que buscam uma solução para melhorar o fluxo de veículos imediatamente.

Com a aprovação da ANTT e o diálogo com os empresários, a administração municipal deverá iniciar as obras. A expectativa é de que as intervenções comecem até o fim de agosto. A Secretaria de Infraestrutura Urbana já está projetando os recursos necessários para implementar o desvio, enquanto o Executivo continua as conversas com a concessionária e a autarquia.

Em relação a planos futuros, a prefeita mencionou que uma obra para construir uma elevação entre os bairros Pinheiros e Imigrantes foi incluída na revisão quinquenal do contrato de concessão da rodovia. Embora a realização dessa obra ainda não esteja garantida, a proposta está sob análise pela ANTT.

Carine também comentou sobre a possibilidade de construir uma trombeta, que facilitaria a ligação entre a rodovia federal e a Transantarita. Ela destacou que a cidade deve se expandir nessa área, o que pode aumentar o tráfego por essa rota no futuro. Além disso, a antecipação da construção de vias marginais entre Estrela e Bom Retiro do Sul também faz parte da revisão do contrato de concessão.