TikTok fortalece controle parental sobre postagens de crianças
Como muitos pais estão preocupados com a segurança digital de seus filhos, uma nova funcionalidade do TikTok promete ajudar nessa tarefa. Agora, é possível sincronizar os aplicativos dos filhos com o dos pais. Essa função traz mais controle e visibilidade sobre o que acontece nas contas dos adolescentes.
Com essa sincronização, os pais recebem notificações não só sobre vídeos, mas também sobre histórias e fotos que os filhos publicarem. E o acesso não se limita a contas abertas; os pais também conseguem ver o conteúdo de contas privadas. Além disso, dá para checar a aba de configurações, o que inclui downloads e republicações.
Maior supervisão no aplicativo
Outra novidade é que os pais podem ver quem são os seguidores dos filhos, além das preferências que eles escolheram no aplicativo. Entretanto, é importante ressaltar que essas medidas não se aplicam a usuários na faixa etária de 13 a 15 anos, garantindo assim maior privacidade para os mais jovens.
Esse recurso de controle parental, chamado Sincronização Familiar, é uma forma de monitorar e entender o que os filhos estão consumindo na plataforma. A ideia não é controlar, mas sim permitir que os pais fiquem informados sobre o que os adolescentes publicam e consomem, sem interferir diretamente na experiência deles.
Em comunicado, o TikTok afirmou: “Seguimos fornecendo às famílias um conjunto de ferramentas para estimular diálogos abertos e contínuos sobre suas experiências online. Para aprofundar essas conversas, começamos a introduzir novos recursos de Sincronização Familiar, que dão mais visibilidade sobre as atividades das contas dos adolescentes.”
A ativação desse recurso é bem simples. Basta abrir o aplicativo e clicar em “Perfil”. Depois, vai até o menu e seleciona “Configurações e privacidade”. Na aba indicada, é preciso encontrar “Sincronização Familiar” e seguir para “Continuar”. É necessário informar se o aparelho é da mãe ou do pai e, depois, selecionar a opção “Adolescente” e tocar em “Avançar”. O mesmo processo deve ser realizado no celular do adolescente, onde um código será escaneado para finalizar a vinculação das contas.