1° de agosto é feriado? Entenda mais sobre a data
Nesta sexta-feira, dia 1º de agosto, há várias celebrações municipais em diferentes regiões do Brasil. O dia é feriado em algumas cidades, segundo o calendário da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
De acordo com a Lei 9.093, de 1995, os Estados têm a responsabilidade de declarar feriados estaduais, permitindo a celebração de datas importantes para cada local. Além disso, os Municípios têm a faculdade de estabelecer até quatro feriados municipais através de leis próprias, entre os quais se destaca a Sexta-Feira Santa.
É feriado dia 1º de agosto?
Sim, o dia 1º de agosto é feriado em algumas cidades brasileiras. É sempre bom ficar atento ao calendário local, pois essas datas podem variar.
Diferenças entre feriado e ponto facultativo
Muitas pessoas costumam confundir feriado e ponto facultativo, portanto, vamos esclarecer:
Feriados: Essas são datas comemorativas oficialmente reconhecidas pelo governo. Nessas ocasiões, atividades profissionais e comerciais geralmente são suspensas. Os feriados têm validade legal, e os trabalhadores que comparecem ao serviço nessas datas normalmente recebem uma compensação financeira.
Ponto facultativo: Por outro lado, um ponto facultativo não é uma obrigatoriedade, permitindo que diferentes setores decidam se vão trabalhar ou não. Em situações de ponto facultativo, as empresas têm a liberdade de manter suas operações abertas durante o dia.
Feriados nacionais de 2025
Para quem já está planejando seu ano, é útil saber quais são os feriados nacionais de 2025 no Brasil. Seis datas de folga caem em dias da semana, começando com o Ano Novo em 1º de janeiro, que será uma quinta-feira. A Semana Santa, com a Paixão de Cristo, será celebrada em 3 de abril. O dia de Tiradentes está marcado para a segunda-feira, 21 de abril.
Seguindo o calendário, o Dia do Trabalhador acontece em 1º de maio, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro, e o Natal será celebrado em 25 de dezembro, todos também em quintas-feiras.
Detalhes dos Feriados:
Janeiro
- Confraternização Universal (1º/1): quinta-feira
Abril
- Paixão de Cristo (3/4): sexta-feira
- Tiradentes (21/4): segunda-feira
Maio
- Dia do Trabalhador (1º/5): quinta-feira
Setembro
- Dia da Independência (7/9): domingo
Outubro
- Nossa Senhora Aparecida (12/10): domingo
Novembro
- Dia de Finados (2/11): domingo
- Proclamação da República (15/11): sábado
- Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11): quinta-feira
- Dezembro
- Natal (25/12): quinta-feira
O que diz a CLT sobre trabalho em feriados
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) assegura que os trabalhadores tenham folgas em feriados nacionais e religiosos e aos domingos, garantindo momentos de lazer e descanso. Contudo, há uma tendência crescente de flexibilização dessas regras, possibilitando acordos entre sindicatos e empresas.
Cada sindicato pode estabelecer seus próprios termos e acordos sobre a possibilidade de trabalho durante feriados. Portanto, é importante que trabalhadores estejam informados sobre a política de seus sindicatos, entendam os direitos e obrigações, e verifiquem as normas em vigor.