Equador prevê início das concessões rodoviárias até 2026
Expectativas Crescem para Projetos de Parcerias Público-Privadas no Equador
As perspectivas para as parcerias público-privadas (PPPs) no Equador melhoraram, com três importantes projetos rodoviários previstos para entrar na fase de licitação até o final de 2026. Esses projetos, com um investimento estimado em mais de US$ 900 milhões, incluem as rodovias Manta-Quevedo, Pifo-Y de Baeza e Montecristi-Jipijapa-La Cadena. Atualmente, os estudos de pré-viabilidade estão sendo realizados e as licitações podem ser lançadas no último trimestre de 2026.
Recentemente, o presidente Daniel Noboa publicou um decreto que reestruturou o governo, reduzindo o número de ministérios de 20 para 14 e o de subsecretarias de nove para três. Esse movimento resultou na demissão de cerca de 5.000 funcionários públicos. Além disso, a Secretaria de Investimentos Público-Privados (SIPP) foi transferida para o Ministério dos Transportes e Obras Públicas, o que pode indicar a formação de uma nova Subsecretaria de Investimentos Público-Privados.
Em junho, a Assembleia Nacional havia aprovado uma lei de integridade pública que permitiu a fusão e dissolução de diversas entidades, incluindo a SIPP. Segundo Roberto Salas, ex-secretário de PPPs, a SIPP não foi extinta, mas agora faz parte do Ministério dos Transportes e Obras Públicas, operando em um nível inferior. Ele comentou que, embora a mudança seja positiva, a nova estrutura pode não ter a autonomia necessária para atrair novos talentos e realizar licitações de forma independente.
Salas demonstrou otimismo quanto ao avanço dos projetos que contam com o apoio de instituições como o Banco Mundial e a Corporação Financeira Internacional (IFC). Com a nova organização, ele acredita que a agenda de PPPs poderá avançar de forma mais ágil. Os estudos de viabilidade desses projetos rodoviários devem levar cerca de seis meses para serem concluídos, desde que o Ministério das Finanças aprove.
Caso tudo siga o cronograma, os contratos poderão ser assinados até o final de 2026 ou início de 2027. A construção pode começar ainda nesse ano. Salas também mencionou outras iniciativas relevantes, como o Viaduto Sul de Guayaquil, conhecido como a "quinta ponte" sobre o rio Guayas, que tem um investimento preliminar de cerca de US$ 1 bilhão, e a rodovia Loja-Catamayo, estimada em US$ 330 milhões. As licitações para esses projetos podem ser iniciadas entre o terceiro e o quarto trimestre de 2027.
Atualmente, o Equador conta com 12 projetos em sua lista de PPPs, com investimentos totais que chegam a quase US$ 11 bilhões. Desses, oito são rodovias, dois são grandes usinas hidrelétricas e dois são iniciativas voltadas para o setor portuário. A expectativa é que a implementação bem-sucedida dessas parcerias traga benefícios significativos para a infraestrutura do país.