A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que três pilotos não poderão iniciar a corrida no Grande Prêmio da Bélgica, que acontece hoje às 15h. Os pilotos afetados são Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Kimi Antonelli, que realizaram alterações em seus motores na noite anterior, infringindo as regras do parque fechado, um regulamento que proíbe alterações nos carros antes da corrida.
De acordo com o comunicado da FIA, os elementos da unidade de potência dos carros dos pilotos foram trocados sem a devida aprovação do delegado técnico. Além disso, houve modificações na configuração da suspensão do carro de Hamilton. Por conta disso, os três pilotos deverão iniciar a corrida a partir do pit lane, após a largada de todos os outros corredores, conforme o Artigo 40.9 b) do Regulamento Esportivo da Fórmula 1 de 2025.
Fernando Alonso optou por realizar quatro trocas significativas em seu carro para tentar aumentar sua potência na corrida, que ocorrerá em condições climáticas variáveis. Ele trocou a unidade interna de combustão, um tubo, e dois geradores elétricos, conhecidos como MGU-K (gerador cinético) e MGU-H (gerador de calor). Essas mudanças representam a quarta e última troca permitida antes de sofrer uma penalização, o que significa que ele estará em busca de alguma vantagem, pois uma unidade nova geralmente oferece um aumento de cerca de 10% na potência em comparação com uma usada.
Hamilton, por sua vez, também fez alterações significativas, incluindo a substituição das baterias, da central eletrônica e dos escapamentos, resultando em uma unidade totalmente nova. Inicialmente, ele iria largar da 16ª posição, mas agora começará a corrida do pit lane, assim como Alonso e Antonelli, após a saída de todos os outros carros.