Para a felicidade de muitos aposentados, em julho de 2025, o INSS vai liberar um saque extra que complementa o pagamento mensal desse mês. Esse valor extra é, na verdade, a restituição de descontos que foram feitos de forma errada por entidades associativas entre março de 2020 e março de 2025.
Sobre o calendário, quem recebe até um salário mínimo começou a ver os depósitos na conta no dia 25 de julho. Já quem tem um valor um pouco mais alto vai receber entre 1º e 7 de agosto. A ordem dos pagamentos segue o final do número do benefício, assim como no calendário regular do INSS.
Como fazer a adesão dos descontos do INSS?
A adesão para receber esse saque extra é bem simples e não tem custo nenhum. Você pode fazer isso pelo app Meu INSS ou ir até uma agência dos Correios. Para começar a receber já no dia 24 de julho, é importante concluir o processo até o dia 21 do mesmo mês. Assim que você fizer a adesão, o depósito será feito automaticamente na conta que já recebe o benefício regular, sem precisar enviar documentos ou entrar com ações na Justiça.
O governo já liberou R$ 3,31 bilhões para garantir que esses pagamentos sejam feitos rápido e de forma organizada. A expectativa é que cerca de 1,9 milhão de segurados sejam beneficiados, com os pagamentos acontecendo em lotes diários até novembro de 2025, que é o prazo limite para quem quiser aderir ao acordo.
Qual o calendário do INSS em julho?
Para quem recebe até um salário mínimo, os pagamentos são as seguintes datas:
- Cartão final 1: pagamento em 25/7
- Cartão final 2: pagamento em 28/7
- Cartão final 3: pagamento em 29/7
- Cartão final 4: pagamento em 30/7
- Cartão final 5: pagamento em 31/7
- Cartão final 6: pagamento em 1º/8
- Cartão final 7: pagamento em 4/8
- Cartão final 8: pagamento em 5/8
- Cartão final 9: pagamento em 6/8
- Cartão final 0: pagamento em 7/8
Agora, se você recebe acima de um salário mínimo, o calendário é o seguinte:
- Cartão final 1 e 6: pagamento em 1º/8
- Cartão final 2 e 7: pagamento em 4/8
- Cartão final 3 e 8: pagamento em 5/8
- Cartão final 4 e 9: pagamento em 6/8
- Cartão final 5 e 0: pagamento em 7/8
Agora é só ficar de olho nas datas e garantir que o seu saque extra esteja a caminho!