Chuva persiste no Rio e avança para Minas e Espírito Santo

A partir desta sexta-feira, 25 de julho, o Sudeste do Brasil enfrentará um aumento na intensidade das chuvas, com destaque especial para o estado do Rio de Janeiro. Cidades no sudeste de Minas Gerais e no sul do Espírito Santo também devem sentir os efeitos dessa mudança climática. Esse fenômeno traz alívio ao período mais seco e provocará oscilações nas temperaturas, resultando em dias quentes e momentos de maior frescor.

O principal fator que está causando essa instabilidade climática é o forte transporte de umidade do mar para as áreas continentais, combinado com a variação dos ventos em camadas mais altas da atmosfera. Essa combinação favorece a formação de nuvens carregadas e possibilidade de chuvas fortes em algumas regiões. O mapa de riscos para a sexta-feira alerta para a atenção em áreas do sudeste de Minas, em todo o estado do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, onde a precipitação deve ser mais significativa.

No Rio de Janeiro, a previsão indica uma sexta-feira chuvosa, onde os volumes de chuva podem atingir até 20 mm. Após uma quinta-feira marcada por períodos de chuvas, a capital do estado continuará com condições climáticas instáveis, com temperaturas variando entre 17°C e 26°C. Contudo, o cenário mudará no fim de semana: a partir de sábado, o sol deve aparecer com mais frequência, elevando as temperaturas para máximas de 30°C no sábado e 32°C no domingo, com sensação de calor intenso.

Em Minas Gerais, a região sul e sudeste do estado deverá registrar os maiores volumes de chuva. Entre as cidades que devem receber as chuvas estão Passa Vinte (9,2 mm), Alagoa (7,8 mm), Bocaina de Minas (7,6 mm) e Andrelândia (7,5 mm). Embora os valores não sejam altos, eles reforçam a condição de instabilidade, principalmente nas áreas serranas.

No Espírito Santo, a situação será semelhante. O sul do estado enfrentará chuvas de intensidade moderada a forte, especialmente em cidades próximas à divisa com o Rio de Janeiro e Minas Gerais. As pancadas de chuva devem ser intercaladas com períodos de sol, resultando em temperaturas amenas durante a sexta-feira, mas o calor aumentará no fim de semana com a predominância do sol.

Portanto, é importante que a população se prepare para as chuvas e as mudanças nas temperaturas nos próximos dias.