Mudanças na grade da tarde do SBT: a importância de Cesar Filho
Nas últimas semanas, o SBT tem promovido mudanças significativas em sua programação. A partir da próxima segunda-feira, dia 21, a emissora irá retransmitir a novela “Maria do Bairro” (1995) e também vai realocar o horário do programa “A Caverna Encantada”. Além disso, no dia 28, o programa “Casos de Família” vai substituir “A Usurpadora” (1998). Essas mudanças têm ocorrido rapidamente e gerado curiosidade entre os telespectadores.
Um levantamento recente apontou que o telejornal “SBT Brasil” enfrentou dificuldades, especialmente devido ao desempenho insatisfatório de alguns programas que o antecedem, como a “Sessão Dorama” e o policial “Tá na Hora”. A novela “Eternamente Apaixonados” não teve a recepção esperada e foi retirada da grade após apenas uma semana.
Os dados mostram que, em junho, o “SBT Brasil” registrou uma queda de 9% na audiência na Grande São Paulo, passando de 3,9 pontos em maio para 3,6 pontos no mês seguinte. Em contraste, as demais emissoras tiveram um desempenho positivo. A Globo manteve seus 21,6 pontos, enquanto a Record cresceu de 7,5 para 8,3. A Band e a RedeTV! também tiveram pequenas elevações em suas audiências.
Mesmo com a queda no número de assinantes da TV por assinatura ao longo da última década, este segmento conseguiu aumentar sua audiência, saltando de 4,6 para 4,8 pontos, assim como as plataformas de streaming e o YouTube, que subiram de 14,6 para 15,2 pontos.
Cesar Filho, jornalista responsável pelo “SBT Brasil”, tem uma relação próxima com Daniela Beyruti, executiva da emissora, e tem trabalhado ativamente para aumentar a audiência do telejornal. Em uma melhoria recente, o “SBT Brasil” alcançou 5,0 pontos na última quinta-feira, 17, a maior audiência desde março do ano passado.
Com as novas mudanças na programação, as expectativas são de que os números do telejornal melhorem ainda mais, especialmente com o fim da “Sessão Dorama” e a volta da novela protagonizada por Thalia, além da inclusão de mais reprises de “Chaves” na grade.
Durante o lançamento da nova programação para 2025, Daniela Beyruti deixou claro que está aberta a fazer ajustes para aumentar a audiência. Segundo ela, as mudanças são apostas: “Se der certo, mantém. Se der errado, troca”, resumiu, refletindo a abordagem que seu pai adotou ao longo dos anos.