INSS anuncia novo pagamento e saque extra em julho

O Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS, é um dos pilares quando se fala em benefícios no Brasil. Ele garante aposentadorias e uma série de auxílios que ajudam milhões de pessoas a ter um pouco mais de tranquilidade financeira. Com tudo isso, não é à toa que o INSS é uma referência na distribuição de renda do nosso país.

Recentemente, houve uma boa notícia para os segurados: o pagamento de um lote vai ser liberado em apenas 6 dias, junto com a possibilidade de um saque extra em julho. Certamente, essa é uma informação que traz alívio para muitos que dependem desse recurso.

Liberação de pagamento

Segundo o INSS, mais de 2 milhões de pessoas podem ser beneficiadas com o primeiro lote de devolução de descontos indevidos que foram realizados anteriormente por sindicatos e associações. Essas pessoas já haviam contestado os valores cobrados, mas não tinham recebido retorno. Agora, o ressarcimento está sendo realizado administrativamente.

A Advocacia-Geral da União (AGU) informa que os beneficiários podem ver o dinheiro nas contas logo no início do pagamento, que está previsto para começar no dia 24 de julho. Uma ótima notícia que facilita as finanças de quem estava a espera desse valor.

Contestação de descontos

Em um quadro mais amplo, o número de contestações de descontos indevidos já ultrapassou os 3,7 milhões. Gilberto Waller Júnior, presidente do INSS, mencionou que, inicialmente, cerca de 1,5 milhão de pessoas receberiam o ressarcimento nesse primeiro lote. Agora, o número estimado aumentou para 2,27 milhões, o que mostra a quantidade de aposentados e pensionistas que ainda podem se beneficiar, caso consigam acessar o sistema logo nos primeiros dias.

É importante lembrar que esse número pode mudar, porque as pessoas podem realizar novas adesões a todo momento.

Ainda é possível contestar

Para aqueles que ainda não contestaram os descontos, a boa notícia é que isso ainda é possível! Quem quiser reivindicar pode fazê-lo pelo aplicativo MEU INSS, pelo telefone 135 ou nas agências dos Correios. As novas solicitações poderão ser aceitas até 14 de novembro de 2025.

Além disso, ressaltamos que o acordo para a devolução dos valores foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Isso foi resultado de uma parceria entre o Ministério da Previdência Social, o INSS, a AGU, o Ministério Público Federal e a OAB.

Qual o valor da fraude do INSS?

Recentemente, investigações apontaram que, entre 2019 e 2025, cerca de R$ 6 bilhões foram desviados em um grande esquema. O governo estima que pode retornar até R$ 4 bilhões para os beneficiários.

Essas informações são essenciais para que todos fiquem por dentro dos seus direitos e possam aproveitar as oportunidades que surgem, ajudando a deixar as finanças um pouco mais leves.