Policiais recebem para jogar videogame com jovens

Apesar das leis estarem avançando, o combate aos crimes virtuais ainda é um grande desafio. A identificação, investigação e punição desse tipo de crime são complicadas por diversos fatores.

Para tentar mudar essa situação e recuperar a confiança dos jovens nas autoridades, a polícia da Dinamarca iniciou, há cerca de dois anos, uma ideia bem diferente. Eles começaram a usar a plataforma Twitch para fazer transmissões ao vivo de jogos como Minecraft, Roblox e Counter-Strike. O objetivo? Conversar e conscientizar os jovens enquanto jogam.

No começo, essa proposta não agradou muito, mas, aos poucos, à medida que resultados positivos começaram a aparecer, a comunidade passou a aceitar a iniciativa. Além das transmissões, o que é bem interessante, o que eles chamam de Departamento de Patrulha Virtual também organiza encontros virtuais, onde falam com os pais e promovem sessões interativas para discutir temas como cyberbullying e assédio online.

Entenda o trabalho dos policiais do Departamento de Patrulha Virtual

Atualmente, o Departamento de Patrulha Virtual conta com 10 policiais preparados para interagir com os jovens em plataformas como o Discord e a já mencionada Twitch. Durante essas interações, eles orientam os jovens sobre crimes virtuais e ficam atentos a qualquer denúncia. Se alguém relatar algo suspeito, a polícia imediatamente começa uma investigação.

Iniciativa pode se estender para outros países

A luta contra os crimes virtuais precisa sempre se atualizar, conforme as tecnologias evoluem e novos tipos de delitos online surgem. O sucesso da estratégia aplicada pela polícia dinamarquesa já chama a atenção de outros países, que estão buscando saber mais sobre essa abordagem.

Dessa forma, a presença de policiais nos ambientes virtuais pode se tornar uma realidade em outros lugares, oferecendo uma oportunidade valiosa para tornar a internet um espaço mais seguro para os jovens.