Brasil lança visto eletrônico para participantes da COP30
O Brasil irá oferecer vistos eletrônicos especiais para os estrangeiros que participarão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). As informações sobre a concessão desses vistos foram divulgadas na segunda-feira, 14 de agosto.
O visto eletrônico será gratuito e permitirá múltiplas entradas no país até o final do ano, com um prazo de permanência de até 90 dias, sem possibilidade de prorrogação. Este visto é destinado apenas a representantes dos países membros da Convenção do Clima da ONU e apátridas que estejam devidamente credenciados para participar do evento. Vale ressaltar que familiares, acompanhantes e menores de 18 anos não são contemplados por essa categoria de visto. O Itamaraty disponibilizou uma plataforma online para que os interessados realizem o pedido.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) projeta que mais de 40 mil pessoas devem comparecer à conferência, incluindo cerca de 7 mil integrantes de equipes da ONU e delegações de diversos países. Para atender à alta demanda, haverá um aumento na oferta de voos, com o lançamento de novas rotas e um maior número de conexões, especialmente na Região Norte do Brasil.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a previsão é que sejam disponibilizadas 46 mil passagens adicionais, resultando em um total de quase 250 mil, o que representa um aumento de 23% nas viagens domésticas em comparação com novembro do ano anterior. Para os voos internacionais, a expectativa de crescimento é ainda maior, chegando a 44%.
Além do transporte aéreo, os visitantes também poderão chegar ao Brasil por mar. O Terminal Portuário de Outeiro, em Belém, está passando por reformas para receber dois navios de cruzeiro, que funcionarão como hotéis flutuantes durante a COP30, oferecendo cerca de 6 mil leitos. A construção de um novo píer, que terá mais de 700 metros, está prevista para ser concluída até a metade de outubro, um mês antes do início da conferência. A intenção é que esse terminal passe a operar rotas regulares de turismo após o evento.
A COP30 está programada para ocorrer em Belém, no Pará, entre os dias 6 e 21 de novembro.