Começam nesta segunda-feira, dia 14, as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2023. Se você está interessado, é importante lembrar que as inscrições devem ser feitas somente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e vão até às 23h59 do dia 18 de julho, no horário de Brasília. Ah, e o melhor de tudo: a inscrição é gratuita!
Os detalhes sobre o processo estão todos no edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 9 de julho. O Fies já faz parte da vida de muitas pessoas desde 2001, ajudando a financiar cursos de graduação em faculdades particulares que têm uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Neste ano, o MEC está disponibilizando 112.168 vagas, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 no segundo.
Para quem deseja se candidatar ao financiamento, é fundamental atender a alguns requisitos:
- Ter participado do Enem a partir de 2010.
- Ter alcançado média de pelo menos 450 pontos nas cinco provas, sem ter zerado na redação.
- Não ter feito o Enem como treineiro.
- Ter uma renda bruta familiar de até três salários mínimos, o que equivale a R$ 4.554 em 2025.
Fies Social
Uma novidade interessante é que 50% das vagas estão reservadas para o Fies Social, lançado em 2024. Para participar, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e ter uma renda familiar de até meio salário mínimo, que hoje é de R$ 759.
O Fies Social é bastante vantajoso, pois oferece financiamento de até 100% dos encargos educacionais, além de incluir cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A seleção dos candidatos será feita com base na ordem decrescente das notas no Enem, levando em conta também o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. Quem não concluiu o ensino superior ou não recebeu auxílio do Fies anteriormente tem prioridade.
Vale lembrar que não é possível obter um novo financiamento se você ainda não quitou um financiamento anterior, seja do Fies ou do Programa de Crédito Educacional.
Calendário
O Fies conta com uma chamada única e uma lista de espera. O resultado com os nomes dos pré-selecionados será divulgado no dia 29 de julho. Os estudantes que forem pré-selecionados devem acessar o Fies Seleção entre os dias 30 de julho e 1º de agosto para confirmar as informações e complementar a inscrição.
Caso você não seja pré-selecionado, não se preocupe! Você automaticamente entra na lista de espera para as vagas que não forem preenchidas, seguindo a ordem de classificação. A pré-seleção da lista de espera acontece do dia 5 de agosto até 19 de setembro.
O MEC alerta que todos os inscritos e pré-selecionados fiquem atentos aos prazos e procedimentos descritos no edital para não perder a chance de garantir uma vaga no Fies nesta edição.