Consulta de vagas para o 2º semestre no Ministério da Educação
O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta sexta-feira, uma nova edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025. Os interessados podem consultar as vagas disponíveis diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Essa consulta permite que os futuros estudantes verifiquem a quantidade de vagas, os cursos oferecidos e as instituições que participam do processo seletivo.
Nesta edição, serão disponibilizadas 74.500 vagas em todo o Brasil. As oportunidades abrangem 18.419 cursos distribuídos em 1.215 instituições de ensino superior. Os estados com maior oferta de vagas são: São Paulo, com 11.397 vagas, seguido pela Bahia, com 8.050, e Minas Gerais, que oferece 7.970 oportunidades.
Para facilitar a consulta, os candidatos devem acessar a página do Fies e clicar em “Consultar oferta de vagas”. Em seguida, eles precisam inserir parâmetros como estado, município, curso, instituição e conceito do curso.
As inscrições para o Fies são gratuitas e ocorrerão entre os dias 14 e 18 de julho, exclusivamente pelo Portal Único. Este ano, o MEC disponibilizou mais de 112 mil vagas nas duas edições do Fies. Os candidatos devem atender a alguns critérios descritos no edital. Para se inscrever, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtendo uma média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas, além de não ter zerado a redação. Também é indispensável que a renda familiar bruta per capita não ultrapasse três salários mínimos.
O processo seletivo é divido em chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 29 de julho. Nessa etapa, os candidatos serão pré-selecionados em uma das opções de curso/turno/local de oferta que escolheram na inscrição. Aqueles que forem pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar suas inscrições entre os dias 30 de julho e 1º de agosto.
Além disso, o Fies reserva 50% das vagas para estudantes que tenham uma renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo e estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para esses candidatos, o financiamento pode cobrir até 100% dos custos educacionais.
Os pré-selecionados com renda per capita de até meio salário mínimo estão dispensados da comprovação de renda, mas devem se apresentar para validar outras informações. Candidatos com deficiência devem apresentar um laudo médico que comprove a deficiência, independente de se inscreverem para as vagas do Fies Social ou para as demais modalidades do Fies.
O Fies é um programa que tem como objetivo fornecer financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas que participam do programa e que tenham uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).