Uma adolescente de Santos, litoral de São Paulo, que estava desaparecida desde domingo, dia 6, foi encontrada na manhã desta sexta-feira, dia 11. A informação foi confirmada pela polícia, que informou que a menina foi levada à delegacia após ser localizada.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) declarou que a jovem foi encontrada na casa de um homem que conheceu pela internet. No entanto, não foram divulgadas informações sobre a identidade do homem ou se ele é maior de idade. A investigação está sendo conduzida pela 3ª Delegacia de Homicídios do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santos, onde o desaparecimento da adolescente foi registrado inicialmente.
Maria Patrícia Melo de Menezes, mãe da menina, relatou que a filha desapareceu após ela ter descoberto que a adolescente estava trocando mensagens com um homem pela internet. Segundo Maria, a jovem saiu de casa levando um celular, um documento e algumas roupas.
No sábado, dia 5, à noite, por volta das 23h, Maria voltou do trabalho e viu que havia uma ligação no celular da filha, mas a menina já estava dormindo. Ao atender, apenas ouviu um desligar. Curiosa, Maria decidiu verificar as conversas e encontrou mensagens de amor trocadas entre a filha e esse homem, além de mensagens inapropriadas. Ela tentou entrar em contato com o rapaz, mas não obteve resposta. Na foto do perfil dele, aparentava ser um jovem de 18 anos.
Maria decidiu não confrontar a filha naquele momento, mas conversou com ela no domingo. A adolescente afirmou que conheceu o homem enquanto jogava Free Fire e que ele era apenas um amigo. A mãe aproveitou a oportunidade para alertar a filha sobre os perigos de se comunicar com pessoas desconhecidas.
A adolescente se mudou para Santos em dezembro de 2022 e conhecia pouco a região. Antes disso, ela morava no Ceará com a família do pai, que faleceu há cinco anos. Desde então, a menina ficou sob os cuidados de tias e, mais recentemente, passou a viver com Maria, que divide a guarda com a avó materna.
Maria descreveu a filha como obediente e tranquila, e acredita que ela pode ter fugido para encontrar o jovem com quem estava se comunicando. O caso ainda está sendo investigado, e o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a situação.