Anvisa proíbe comercialização de azeite conhecido no Brasil
Recentemente, a Anvisa decidiu proibir a venda de todos os lotes do azeite extra virgem da marca Vale dos Vinhedos. A medida surgiu depois que foi constatado que o produto tem origem desconhecida, levantando várias questões sobre sua qualidade e segurança. A importadora do azeite, a Intralogística Distribuidora Concept Ltda., enfrenta problemas devido a um CNPJ suspenso por irregularidades cadastrais.
Além disso, análises laborais identificaram falhas na composição e nos rótulos do azeite, o que é bastante preocupante. E vale lembrar que essa não é uma situação isolada. Somente em 2025, marcas desse produto já haviam passado por restrições impostas também pelo Ministério da Agricultura.
Motivos e riscos
É sempre bom ficar atento ao comprar azeites e evitar aqueles que não estão em conformidade. Preços muito baixos e produtos vendidos a granel são sinal de alerta. Também é importante checar se o produto está na lista de proibições da Anvisa ou do Ministério da Agricultura. Você pode verificar a regularidade da empresa e do produto através do Cadastro Geral de Classificação (CGC) na internet.
A proibição desse azeite popular no Brasil serve como um lembrete para termos cautela ao escolher o que consumimos. O que se espera é que um azeite tenha qualidade, e isso não se reflete em alguns produtos que apresentam informações inconsistentes em seus rótulos.
A decisão da Anvisa foi impulsionada por uma série de outros lotes que já haviam sido banidos, reforçando a importância da fiscalização para coibir fraudes e proteger a saúde do consumidor. Para evitar problemas, é fundamental que você faça uma consulta rápida sobre o nome do estabelecimento ou do produto antes de finalizar sua compra.
Fazer um esforço extra para pesquisar sobre os produtos que compramos é uma forma de garantir que estamos adquirindo algo legítimo. Quando optamos por um azeite de qualidade, não só preservamos nossa saúde, mas também contribuímos para práticas mais responsáveis no mercado. Assim, cada um influencia positivamente o cenário de desconfiança que muitas vezes rodeia as informações que recebemos.