Encceja Exterior: prazo para atendimento especializado termina na sexta
Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Brasileiros Residentes no Exterior (Encceja Exterior) de 2025 que tiveram o pedido de atendimento especializado negado podem recorrer até esta sexta-feira (11). É uma oportunidade para quem precisa de condições especiais durante o exame, não é mesmo?
Para fazer isso, o processo deve ser feito diretamente na Página do Participante do sistema do exame. É importante anexar um novo documento que comprove a necessidade de atendimento, seja por deficiência, lactância ou idade avançada. Essa é uma chance de corrigir o que não deu certo na primeira tentativa.
Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 16 de julho. Se o novo pedido for aceito, o candidato poderá ter um tempo extra de 60 minutos em cada turno do exame, o que pode fazer toda a diferença para o seu desempenho.
Quem pode participar
O Encceja Exterior é uma oportunidade gratuita e voluntária, voltada para jovens e adultos que não conseguiram finalizar os estudos na idade certa. Para participar, é preciso ter pelo menos 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio na data do exame.
Encceja Exterior PPL
Os pedidos de pessoas em Penas Privativas de Liberdade que queiram participar do Encceja Exterior PPL 2025 também já estão abertos. Nesses casos, o responsável deve solicitar o recurso no Consulado-Geral do país onde a prova será aplicada.
As aplicações do Encceja Exterior e do Encceja Exterior PPL são organizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e as representações diplomáticas brasileiras nos países.
Provas
O exame é dividido em quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e há uma redação. O Encceja Exterior 2025 será realizado no dia 28 de setembro em várias cidades: Frankfurt (Alemanha), Bruxelas (Bélgica), Barcelona e Madri (Espanha), Boston, Miami e Nova York (Estados Unidos), Paris (França), Amsterdã (Holanda), Roma (Itália), Hamamatsu, Nagoia e Tóquio (Japão), Lisboa (Portugal), Genebra (Suíça) e Paramaribo (Suriname).
As provas do Encceja Exterior PPL acontecerão em unidades prisionais em Nagoia e Tóquio, no Japão, e em Madri, na Espanha, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro. Os resultados de ambas as modalidades serão divulgados no dia 15 de dezembro.
Encceja
O Encceja existe desde 2002 e tem como objetivo avaliar as competências e habilidades adquiridas tanto na escola quanto fora dela. Os resultados são utilizados pelas secretarias de Educação e institutos federais para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.
Além disso, o exame serve como uma referência nacional na avaliação de jovens e adultos, contribuindo para que mais pessoas tenham a chance de obter seus diplomas e avançar em suas trajetórias educacionais.