Trump elogia presidente de Libéria por dominar o inglês

Em uma reunião na Casa Branca com líderes de vários países africanos, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um elogio ao inglês falado pelo presidente de Libéria, Joseph Boakai. Durante o encontro, após Boakai fazer uma fala, Trump comentou: “Obrigado. Seu inglês é muito bonito. Onde você aprendeu a falar assim tão bem?”

Trump curioso perguntou sobre a educação de Boakai e ressaltou que era interessante que ele tivesse aprendido em Libéria, elogiando novamente seu domínio da língua: “Eu tenho pessoas à mesa que não falam tão bem quanto você.”

É importante lembrar que o inglês é a língua oficial da Libéria, um país com uma população indígena significativa. A Libéria foi criada por descendentes de escravos libertos que foram enviados da América para a África no início do século 19. A capital do país, Monróvia, recebeu o nome em homenagem a James Monroe, o quinto presidente dos Estados Unidos, que apoiou a ideia de estabelecer a Libéria como um novo lar para esses libertos, apesar de ser também um proprietário de escravos.

A fundação de Libéria veio em um contexto de debate entre abolicionistas e proprietários de escravos americanos, que buscavam uma solução para o crescente número de negros livres nos Estados Unidos. Assim, em 1820, a Sociedade Americana de Colonização comprou terras na costa da África e iniciou o deslocamento de afro-americanos para formar uma colônia.

Em 1847, a Libéria proclamou sua independência e adotou uma Constituição baseada na americana, também acusando os Estados Unidos de racismo e desigualdade, fatores que levaram os libertos a buscar um novo lar.

Atualmente, a Libéria é considerada a mais antiga república moderna da África e a segunda república liderada por negros no mundo, após o Haiti, que se tornou independente em 1804 ao se livrar do domínio francês.

Após os comentários de Trump, a Casa Branca não respondeu imediatamente a pedidos de esclarecimentos. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que as declarações de Trump sobre líderes africanos geram polêmica. Em 2018, ele se referiu a Haiti e a nações africanas como “países de merda”, o que provocou forte reação de líderes africanos e haitianos na época.