A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, iniciou na segunda-feira, 7 de outubro, a regularização do cadastro da Renda Básica da Cidadania (RBC). Essa ação tem como objetivo assegurar que o benefício chegue às famílias que realmente atendem aos critérios do programa, promovendo uma gestão mais transparente e eficiente dos recursos públicos.
Os beneficiários podem verificar a situação do seu cadastro acessando o site oficial da RBC. Se o status do benefício estiver como BLOQUEADO, é necessário comparecer à Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social na data indicada na mensagem do site. Esse bloqueio pode ocorrer devido a falhas no sistema ou à falta de documentação necessária.
Por outro lado, se o benefício aparecer como CANCELADO, isso pode estar relacionado a algumas situações, como cadastro desatualizado, exclusão do cadastro, renda familiar que ultrapassa três salários mínimos ou registro do Cadastro Único realizado fora do município de Maricá. Neste caso, os cidadãos devem aguardar a abertura de novas inscrições para verificar se atendem aos requisitos do programa. No momento, não há novas inscrições disponíveis. Quando a Prefeitura iniciar novas adesões, as informações e prazos serão divulgados nos canais oficiais de comunicação.
Para os beneficiários que estão com o cadastro regular, não é necessário tomar nenhuma ação.
O secretário Matheus Gaúcho destacou que esta regularização é a primeira etapa de mudanças que visam aprimorar o programa RBC. Ele explicou que estão sendo feitos cortes em cadastros que estão desatualizados ou cancelados no Cadastro Único (CadÚnico). Se o bloqueio acontecer por erro do sistema, os beneficiários podem consultar a situação do CPF no site oficial e, se necessário, serem encaminhados à Secretaria para a devida regularização.
A Prefeitura de Maricá reafirma seu compromisso com a responsabilidade social e garante que a Renda Básica da Cidadania continuará a ser um importante apoio para as famílias que mais necessitam na região.