Governo altera regras do Bolsa Família com novas exigências

Na última segunda-feira (30), o governo federal trouxe novidades para o Bolsa Família, atualizando algumas regras importantes que os beneficiários deverão seguir. Essas mudanças, conhecidas como “Instrução Normativa Conjunta nº 4”, têm como foco o acompanhamento da saúde e da educação das famílias cadastradas e já estão em vigor.

O objetivo é garantir que todos recebam o apoio necessário. Para isso, agora é essencial que mulheres de 14 a 44 anos e crianças de até 7 anos façam um acompanhamento de saúde regular. Esse cuidado é super importante, pois ajuda a prevenir problemas e a manter a saúde em dia.

Além disso, as novas regras estabelecem uma frequência escolar mínima de 60% a 75% para crianças e adolescentes, dependendo da idade deles, que varia de 4 a 18 anos. Isso significa que é fundamental que os jovens estejam frequentando a escola para terem acesso ao benefício.

Descumprimento da nova regra pode bloquear o Bolsa Família?

Caso a nova instrução não seja seguida, o benefício pode ser impactado. Mas calma! O governo também garante que as famílias terão a chance de se explicar antes de qualquer medida punitiva. Essa abordagem busca evitar que alguém perca o auxílio simplesmente por não conseguir atender a todas as exigências.

Se uma família não estiver cumprindo com as novas condições do Bolsa Família, ela será direcionada ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Lá, profissionais vão avaliar a situação e tentar encontrar uma solução, garantindo que as dificuldades que fogem ao controle não resultem em bloqueios indevidos do benefício.

Calendário de julho do Bolsa Família: quando o benefício será depositado?

Os pagamentos do Bolsa Família para o mês de julho já têm datas definidas e acontecerão nos últimos dez dias úteis do mês. Assim, os depósitos seguem a ordem do número final do NIS, ou seja, cada grupo de beneficiários receberá de acordo com seu NIS. Confira as datas:

  • NIS final 1: 18 de julho
  • NIS final 2: 21 de julho
  • NIS final 3: 22 de julho
  • NIS final 4: 23 de julho
  • NIS final 5: 24 de julho
  • NIS final 6: 25 de julho
  • NIS final 7: 28 de julho
  • NIS final 8: 29 de julho
  • NIS final 9: 30 de julho
  • NIS final 0: 31 de julho

Assim, é essencial ficar atento a essas datas e se organizar para garantir que tudo esteja certinho. Essas atualizações visam principalmente o bem-estar das famílias, promovendo saúde e educação de qualidade para nossas crianças e jovens.