Quem tem uma smart TV já está acostumado a uma experiência mais interativa. Porém, essa realidade está prestes a chegar também para os usuários de televisão analógica.
O governo brasileiro está preparando um decreto para lançar a TV 3.0, uma tecnologia nova que vai integrar o sinal terrestre da TV com a internet e funções de interatividade. Com isso, vai ser possível acessar aplicativos e conteúdos da internet durante as transmissões de TV aberta, algo bastante semelhante ao que vemos nas plataformas de streaming.
A nova tecnologia vai trazer várias novidades interessantes, como:
Acesso por aplicativo: você vai poder logar e assistir canais como Globo, SBT, e Record, diretamente pelo app.
Conteúdo sob demanda: isso significa que você pode ter acesso a produções e materiais extras que os canais disponibilizam.
Compras na tela: vai ser mais fácil adquirir produtos que você vê nos programas ou que são anunciados ao vivo, bastando clicar.
- Publicidade segmentada: os canais poderão enviar anúncios personalizados com base no seu perfil, como acontece nas redes sociais.
Essa iniciativa veio do Ministério das Comunicações e a proposta já está na Casa Civil desde dezembro do ano passado. A expectativa é que a implementação da TV 3.0 aconteça ainda este ano, mas os aparelhos adaptados ao novo sistema só vão chegar ao mercado no próximo ano.
Como acessar a TV 3.0?
Para acessar a TV 3.0, você vai precisar de um conversor USB ou HDMI, que deve custar cerca de R$ 400. Com esse dispositivo conectado, você poderá navegar pelas funcionalidades usando o controle remoto ou até mesmo seu celular.
É bom lembrar que até as smart TVs mais modernas vão precisar desse conversor. A função será exclusiva do aparelho, então, mesmo que você tenha uma smart TV, não vai conseguir acessar a nova tecnologia sem o conversor.
Se você optar por não adquirir o conversor, tudo bem! Vai poder continuar assistindo à TV aberta normalmente, mas sem os recursos interativos dessa nova geração. No entanto, é importante ter em mente que o sinal tradicional deve durar mais uns dez anos, então, vale a reflexão sobre a próxima etapa da sua experiência televisiva.