Avançar o sinal vermelho à noite é permitido?

Apesar da tranquilidade que a madrugada traz, especialmente pela baixa movimentação do trânsito, esse horário pode gerar uma certa apreensão entre os motoristas. As ruas vazias, ao mesmo tempo que parecem convidativas, também ficam mais vulneráveis a riscos. Por isso, muitos condutores acabam buscando maneiras rápidas de chegar aos seus destinos.

Uma das atitudes mais comuns nessa busca pela agilidade é avançar o sinal vermelho. Muitas pessoas acreditam que nessa hora menos movimentada, essa prática não é tão punida. Porém, é fundamental lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não faz distinção de horário. Ou seja, as regras continuam valendo e, conforme o artigo 208, a infração não deixa de existir.

Isso significa que, mesmo durante a madrugada, quem ultrapassa o sinal vermelho pode sim ser multado. O valor da penalidade é de R$ 293,47, e são acrescentados sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para evitar surpresas e garantir a segurança, o ideal é respeitar sempre a sinalização, independentemente da hora.

Quando é permitido avançar o sinal vermelho?

Uma mudança importante ocorreu em abril de 2021. A nova regulamentação do CTB permite que motoristas avancem o sinal vermelho para fazer conversões à direita, desde que haja uma sinalização que autorize essa manobra. Mas vale o alerta: é preciso fazer isso com cautela, principalmente em locais com grande fluxo de pedestres.

Outra situação em que avançar o sinal vermelho não é penalizado é para dar passagem a viaturas ou ambulâncias. Nesses casos, a prioridade é a segurança e o atendimento de emergência. E, se alguém for autuado injustamente, é possível recorrer.

Além disso, uma orientação específica de um agente de trânsito também permite que o motorista siga em frente, mesmo que o semáforo esteja fechado. As instruções dadas por esses profissionais têm precedência sobre a sinalização fixa. Portanto, se um agente sinalizar para seguir, é seguro e correto obedecer a essa orientação.