Olimpíada de Matemática reconhece quase 8.500 estudantes no Brasil

A cerimônia de premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi um grande evento, realizado nesta segunda-feira (30), onde 8.496 alunos de escolas públicas e privadas receberam medalhas. Além disso, 51.002 estudantes foram homenageados com certificados de menção honrosa. Uma verdadeira celebração à educação matemática, não é mesmo?

O evento contou com representantes de quase todos os 5.564 municípios do Brasil — uma imponência que só confirma o engajamento das escolas. Ao todo, 56.513 instituições participaram, mostrando que a matemática é uma paixão que atravessa fronteiras.

Na premiação, 683 estudantes brilharam ao levar a medalha de ouro, enquanto 1.962 ganharam a prata e 5.851 ficaram com o bronze. Entre as escolas públicas, 500 alunos conquistaram medalhas de ouro, enquanto 183 medalhas foram para a rede privada. Os estados que mais se destacaram foram São Paulo, com 158 medalhas de ouro, seguido por Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Com um recorde impressionante de mais de 18,5 milhões de participantes, essa edição foi promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e aconteceu em um hotel da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, comentou sobre o sucesso da olimpíada, destacando a importância dessa maratona para a vida das crianças e adolescentes.

Ela enfatizou que a matemática pode ser descomplicada e acessível. É sempre possível encontrar métodos que tornem essas ciências complexas mais próximas do entendimento de todos.

Os medalhistas também têm uma ótima oportunidade pela frente: serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC). Nesse programa, eles poderão aprofundar seus conhecimentos em matemática e, para os alunos de escolas públicas, ainda têm direito a uma bolsa de R$ 300. Uma chance e tanto para investir no futuro!

Dando continuidade ao apoio à educação, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou durante a cerimônia o programa Compromisso Nacional Toda Matemática. A proposta é estimular ações que melhorem a qualidade do ensino de matemática nas escolas.

Ele mencionou as dificuldades que a rede pública enfrenta no aprendizado da matéria. O último resultado do Pisa revelou que mais de 70% dos alunos de 15 anos não alcançam um aprendizado adequado. Por isso, o novo programa visa apoiar a formação de professores e oferecer ajuda financeira e técnica às escolas.

Santana ressaltou que o programa foi formulado a partir de diálogos com professores e secretários de educação, com o objetivo de diminuir desigualdades regionais e aprimorar o sistema de avaliação educacional nas redes de ensino. Um projeto que, sem dúvida, promete avanços significativos na educação do nosso país.