PronaTec 2025
  • Notícias
  • Tecnologia
  • FGTS
  • Finanças
  • Bolsa Família
  • Curiosidades
  • INSS
  • Cursos
Sem resultados
Ver todos os resultados
PronaTEC 2026
Sem resultados
Ver todos os resultados

Conferência mobiliza 61 mil escolas por justiça climática

Rodrigo Peronti Por Rodrigo Peronti
27/06/2025 - 10:17

As escolas brasileiras têm uma ótima oportunidade de fazer a diferença. Até segunda-feira, dia 30, elas podem realizar encontros para a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O evento é voltado para todas as instituições que atendem alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Essa é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O tema desta edição é: “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”. O principal objetivo é fortalecer a educação ambiental nas escolas, criando um espaço para discutir justiça climática e buscar soluções diante das mudanças climáticas.

É um tema super pertinente, especialmente porque o Brasil vai sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, entre 6 e 21 de novembro. A ideia é que a mobilização da VI CNIJMA escute e amplifique a voz das crianças e adolescentes sobre as questões que mais afetam suas comunidades.

Para você ter uma ideia, o MEC informou que existem 61.806 escolas com turmas do 6º ao 9º ano. Isso quer dizer que a conferência pode envolver mais de 775 mil professores e 9 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas nessa faixa etária.

Registro da conferência escolar

Depois de realizar o encontro até 30 de junho, a escola precisa registrar a conferência local no site da VI CNIJMA até 5 de julho. Para isso, é necessário ter o código da unidade de ensino do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse registro é fundamental para que a escola avance para as próximas etapas da conferência nacional.

O governo disponibilizou um guia passo a passo para ajudar as escolas a realizarem suas conferências. Se tudo ocorrer conforme o planejado, as propostas e os projetos que surgirem vão para a fase nacional, que acontecerá de 6 a 10 de outubro de 2025 em Brasília.

Vivência em conferências

Roseneide Furtado, geógrafa e servidora da rede pública de ensino do Ceará, tem uma ampla experiência nesse tipo de evento. Desde 2009, ela já participou de três conferências Infantojuvenil, sendo duas delas em nível nacional. Atualmente, ela faz parte da Comissão Organizadora Estadual da VI Conferência Nacional.

Roseneide destaca a importância de o secretário de educação do município estar ciente de todas as etapas da conferência. Para ela, isso abre portas para aprendizados valiosos para os alunos que participam desse processo.

Ela comenta: “Passei a me engajar mais, buscando maior proximidade com a Secretaria da Educação do Estado e auxiliando o processo nas demais escolas. O evento traz um legado importante, já que fomenta projetos e dá vida às iniciativas nas instituições”.

Recentemente, foi realizada uma conferência regional organizada pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 9, reunindo escolas de seis municípios: Cascavel, Beberibe, Chorozinho, Horizonte, Pacajus e Pindoretama. De lá, cinco projetos e delegações foram escolhidos para a etapa estadual que acontecerá até 15 de agosto.

Prazos

Aqui estão alguns prazos importantes para você se organizar:

  • Conferências nas escolas: até 30 de junho
  • Conferências Regionais/Municipais (opcional): prazo definido pelas Comissões Organizadoras Estaduais (COE)
  • Conferências Estaduais: até 15 de agosto
  • Conferência Nacional: de 6 a 10 de outubro

Público das conferências

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente teve sua primeira edição em 2003. Desde então, nas cinco edições realizadas até 2018, mais de 20 milhões de pessoas participaram. Isso inclui crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, jovens de 18 a 29 anos em diversos papéis e, claro, professores e gestores da educação e do meio ambiente.

Cerca de 14 mil escolas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participaram, em média, a cada edição.

Legado da educação ambiental

Durante a VI CNIJMA, o incentivo à criação e à manutenção das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) nas escolas será uma prioridade. Essas comissões têm o objetivo de promover um diálogo contínuo sobre meio ambiente e qualidade de vida, construindo um espaço de aprendizado e troca de experiências.

Além disso, o evento pode ajudar na formação de educadores, promovendo práticas educativas que reforcem o compromisso com a educação ambiental.

Mais Notícias

Herdeiro que paga dívidas e cuida de imóvel pode garantir a posse do bem
Notícias

Herdeiro que paga dívidas e cuida de imóvel pode garantir a posse do bem

02/04/2026
Pagamento na Semana Santa: saiba como fica o calendário do seu salário com o feriado
Notícias

Pagamento na Semana Santa: saiba como fica o calendário do seu salário com o feriado

02/04/2026
Mudanças na primeira habilitação: veja as novas orientações para tirar a CNH
Notícias

Mudanças na primeira habilitação: veja as novas orientações para tirar a CNH

02/04/2026

Últimas Notícias

Cartão do idoso: saiba como garantir transporte gratuito e outros direitos pelo país

Cartão do idoso: saiba como garantir transporte gratuito e outros direitos pelo país

01/04/2026
Mudança na escala de trabalho para quem tem filhos vira direito garantido por lei

Mudança na escala de trabalho para quem tem filhos vira direito garantido por lei

01/04/2026
Entenda como o novo teto de juros do rotativo protege o seu bolso

Entenda como o novo teto de juros do rotativo protege o seu bolso

01/04/2026
Alerta contra fraudes digitais que prometem renda extra rápida

Alerta contra fraudes digitais que prometem renda extra rápida

31/03/2026
Como as novas ferramentas digitais estão mudando a forma de aprender

Como as novas ferramentas digitais estão mudando a forma de aprender

31/03/2026
Saiba como renovar sua cnh digital e física sem complicações

Saiba como renovar sua cnh digital e física sem complicações

31/03/2026

  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Contato

O PronaTEC é um portal de imprensa independente especializado em curadoria de notícias e guias educativos. Esclarecemos que não possuímos vínculo com órgãos governamentais, não realizamos consultas de CPF nem intermediamos serviços financeiros. Nosso conteúdo é estritamente informativo, pautado pela transparência e utilidade pública.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Tecnologia
  • FGTS
  • Finanças
  • Bolsa Família
  • Curiosidades
  • INSS
  • Cursos

2026 - PronaTEC - Web Grande do Sul CNPJ: 41.631.162/0001-05.
Todos os direitos reservados.