Nova moto Honda traz suspensão para enfrentar asfalto ruim

A nova moto Honda ADV 160 chegou ao Brasil para o modelo 2025 com uma proposta bem interessante: ser o “SUV de duas rodas” ideal para encarar os desafios das cidades, principalmente aquelas com asfalto mais danificado. Com uma suspensão robusta e um motor mais potente, ela promete ser uma opção premium. O preço sugerido é de R$ 23.060, então vamos conhecer mais sobre as novidades.

Essa nova geração da scooter aventureira da Honda traz várias melhorias em comparação com a ADV 150. O motor agora é o mesmo da PCX 160, mais forte e eficiente, e conta com controle de tração, um recurso que pode fazer diferença em algumas condições. Por outro lado, o ABS, que só atua na roda dianteira, gera certa preocupação, especialmente ao competir com a Yamaha NMAX, sua grande rival, que tem um sistema de freios mais completo.

O que mudou na nova moto Honda ADV 160?

A principal novidade da ADV 160 é o motor. O modelo 2025 é equipado com um monocilíndrico eSP+ de 156,9 cc, que agora tem quatro válvulas. Essa melhoria resultou em um aumento de potência para 16 cv e 1,46 kgf.m de torque. Na prática, a moto se tornou mais ágil, melhorando a resposta em acelerações e retomadas no trânsito.

Outro recurso interessante é o controle de tração (HSTC), que agora vem de fábrica. Esse sistema ajuda a evitar que a roda traseira derrape em superfícies escorregadias. Além disso, mesmo com o aumento de potencia, a eficiência continua forte: testes realizados mostram um consumo surpreendente de até 48,1 km/l.

Suspensão de moto grande

Um dos pontos que realmente destacam a ADV 160 é sua suspensão. A Honda fez parceria com a reconhecida marca Showa, oferecendo um curso de suspensão muito maior que o de scooters comuns: 130 mm na dianteira e 110 mm na traseira. Os amortecedores traseiros têm um reservatório de gás externo, o que mantém sua performance mesmo em uso intenso.

Essa combinação, junto ao vão livre do solo de 165 mm, permite que a scooter enfrente buracos e lombadas com facilidade, proporcionando uma condução confortável. Muitos proprietários ressaltam que a suspensão é um dos principais motivos de satisfação, já que absorve as irregularidades do asfalto com suavidade e aumenta a confiança e segurança ao pilotar.

Mais tecnologia e praticidade para o dia a dia

A Honda também se atentou à experiência do piloto com o modelo 2025. O novo painel de instrumentos é 100% digital, maior e mais informativo, com a inclusão de um conta-giros, algo muito pedido pelos donos da versão anterior.

A praticidade foi aprimorada, com um espaço de armazenamento sob o banco que agora comporta até 29 litros, o suficiente para guardar um capacete fechado e mais alguns itens. O porta-luvas ganhou uma moderna porta USB-C, substituindo a antiga tomada 12V. Também é mantido o sistema de chave presencial Smart Key, que permite ligar a moto e acessar o assento sem precisar tirar a chave do bolso.

O preço alto e o freio ABS de apenas um canal

Apesar das qualidades, a ADV 160 tem um aspecto que gera controvérsias: o sistema de freio. Ela possui discos nas duas rodas, mas o sistema ABS atua apenas na roda dianteira. Isso significa que, em uma frenagem brusca, a roda traseira pode travar, o que não é ideal e a coloca em desvantagem em relação à concorrente.

A Yamaha NMAX 160, por exemplo, é oferecida por um preço menor (R$ 21.790 para o modelo 2025) e conta com ABS de dois canais, que atuam nas duas rodas. A escolha da Honda gera um dilema para o consumidor: o conforto superior de sua suspensão ou a segurança e o preço atraente da NMAX. A decisão final vai depender das prioridades de cada um.