Honda XRE 190 pode trocar motor de 190cc pelo de 160cc
A Honda XRE 190, uma das motos mais cobiçadas na faixa de baixa cilindrada, pode passar por mudanças importantes nos próximos anos. Rumores do mercado sugerem que a montadora japonesa planeja substituir o motor de 190cc por um motor de 160cc, já conhecido na NXR Bros. Essa alteração, se concretizada até 2026, poderia ser uma estratégia para cortar custos e se adaptar a novas normas ambientais.
Essa especulação se fortalece por alguns fatores. Primeiro, as vendas da NXR 160 Bros superam as 17.000 unidades por mês, enquanto a XRE 190, que atende um público menor, praticamente não aparece nas listas das motos mais vendidas. Além disso, as novas regras de emissões, que se tornam mais rigorosas em 2027, pressionam as montadoras a repensarem seus motores.
Comparando tecnicamente os dois modelos, há semelhanças, como chassi e suspensões. Porém, a XRE 190 oferece um leve aumento em potência e torque. Para muitos, todavia, esse diferencial não justificaria a diferença de preço que pode ultrapassar R$ 3.000.
O cerne de toda essa discussão está nas exigências ambientais. O novo sistema OBD-M2, que deve ser implementado para motos até 2027, tem um custo alto de desenvolvimento. Para a Honda, diluir esse custo em milhares de unidades do motor de 160cc faz muito mais sentido. Aplicar essa mesma lógica ao motor da XRE 190, que tem um volume de vendas bem menor, tornaria o modelo ainda menos competitivo.
A estratégia global da Honda também pesa nessa balança. A marca busca cada vez mais eficiência, unificando suas plataformas para reduzir custos de produção. Manter uma linha específica para um motor de nicho como o de 190cc vai contra essa tendência. Simplificar a linha no Brasil alinharia a operação local com a visão global da empresa.
Um exemplo claro dessa estratégia foi o fim da XRE 300, substituída pela nova Sahara 300. Com um motor mais moderno, a Honda mostrou que a marca XRE tem mais força do que um motor específico. O sucesso da Sahara, rapidamente emplacada entre as mais vendidas, abre um precedente que poderia ser utilizado para a XRE 190.
Por outro lado, conversas em fóruns e redes sociais revelam que, embora a potência do motor seja um ponto considerado, muitos compradores se atraem pelo design e pela segurança. A XRE 190, com seu visual robusto e com o freio ABS de série, acaba se destacando mais do que por seus 30cc a mais. Essa identificação com o estilo e a segurança poderia permitir à Honda criar uma ‘XRE 160’, mantendo o design e as características que atraem consumidores, ao mesmo tempo que simplifica a produção.