VW Amarok 2025: nova geração da picape inspirada na Ranger
A Volkswagen trouxe a nova Amarok 2025 e promete uma renovação, mas a realidade é um pouquinho mais complicada. Por trás dessa nova geração, temos uma picape que enfrenta um dilema: um motor potente V6 em um modelo que já não acompanha o ritmo moderno dos concorrentes.
O que a Volkswagen decidiu para a América do Sul foi transformar a Amarok 2025 em um produto mais nichado. A estratégia é apostar na fama de “picape que anda como carro”, usando o desempenho do motor como principal argumento de venda, enfrentando concorrentes que estão mais à frente em tecnologia. Mas será que isso é suficiente para fazer o consumidor escolher essa picape?
Para entender melhor essa nova Amarok, é interessante observar sua trajetória. A nível global, existe uma nova geração que surgiu do “Projeto Cyclone”, uma parceria entre a Volkswagen e a Ford. Essa picape se inspira na nova Ford Ranger, utilizando até o motor 3.0 V6 e sendo fabricada na África do Sul. Mas, por questões econômicas, a Volkswagen decidiu não trazer esse modelo para a América do Sul. Em vez de investir altas quantias para modificar a fábrica na Argentina, optaram por maximizar o uso da plataforma antiga. O resultado? Um facelift da primeira geração com foco em um novo visual e, claro, o motor V6. Essa abordagem pragmática garante lucro sem assumir muitos riscos, mesmo que signifique deixar a liderança tecnológica para trás.
O motor V6 de 258 cv
O coração da Amarok 2025 é definitivamente seu motor. Todas as versões disponíveis no Brasil vêm com o motor Volkswagen 3.0 V6 turbodiesel, que entrega 258 cv e 59,1 kgf.m de torque. Derivado de tecnologias da Audi, o motor passou por atualizações para atender às novas normas de emissões Proconve L8.
Uma característica que merece destaque é a função overboost, que aumenta a potência para 272 cv por até 10 segundos, ideal para aquelas ultrapassagens rápidas. Para completar, a picape conta com uma transmissão automática de 8 velocidades da ZF e tração integral permanente 4Motion. Esse conjunto mecânico é o que garante a fama da Amarok de ter uma dirigibilidade muito próxima de um SUV de luxo.
Tecnologia e interior: a idade do projeto se revela
Enquanto o motor é o grande destaque, o interior da Amarok 2025 deixa a desejar. Ao entrar na cabine, a sensação é de uma viagem ao passado: painel analógico, chave canivete e a falta de recursos que já são esperados em carros mais acessíveis revelam uma defasagem notória. Para uma picape que custa mais de R$ 350 mil, isso é preocupante.
Alguns pontos que chamam atenção são:
Painel: Predominantemente analógico, sem opção de um painel digital completo.
Partida: A chave canivete não está acompanhada de um sistema de partida por botão, que já é um padrão em muitos veículos.
Conveniência: Ausência de saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, algo que faz falta.
Segurança: Apesar da adição de airbags de cortina, os sistemas de assistência ao motorista são limitados a alertas visuais e sonoros. Não há intervenções automáticas na direção ou freios.
A competição acirrada
A nova Amarok chega em um mercado bastante disputado, onde cada concorrente tem seus pontos fortes.
Contra a Ford Ranger V6: Aqui, temos a força bruta enfrentando a tecnologia moderna. A Amarok conta com sua dirigibilidade e potência, enquanto a Ranger oferece um arsenal tecnológico, como painel digital e sistema de assistências ativas.
Contra a Toyota Hilux GR-Sport: A Hilux aposta na robustez e na valorização no revenda. Seu motor 2.8, embora potente, não compete com a suavidade do V6 da Amarok.
Contra a Chevrolet S10 High Country: A S10 traz tecnologia e conectividade, com um interior renovado. A Amarok, mesmo assim, se destaca pela performance de seu motor.
Para quem a nova Amarok 2025 vale a pena?
A Volkswagen Amarok 2025 se destina a um público bem específico. É perfeita para quem prioriza performance e prazer na condução em asfalto. Para esse consumidor, abrir mão de um interior mais moderno e de tecnologias avançadas é aceitável em troca da experiência oferecida pelo motor V6.
No geral, a nova Amarok não é para todos. Se a busca é por uma picape mais completa e tecnológica, as rivais podem ser escolhas mais sensatas. A nova Amarok é uma homenagem ao seu motor potente, ideal para quem valoriza o som do motor mais do que qualquer painel digital moderno.