Novo SUV da Jeep com motor turbo da Fiat promete preço acessível no Brasil

A Jeep está prestes a agitar o mercado brasileiro com um novo modelo de SUV que promete ser a porta de entrada para a marca. O lançamento do tão aguardado novo SUV da Jeep foi confirmado pela Stellantis, com produção prevista para começar em 2026. Esse modelo será baseado no Jeep Avenger europeu e, segundo informações, será o carro mais acessível da Jeep no Brasil, buscando democratizar o acesso à famosa “grife Jeep”.

Quando falamos do Avenger, é importante destacar que ele não é apenas um Jeep. Com a mistura de tecnologias e plataformas, o SUV terá o coração da Fiat e o esqueleto da Peugeot, mostrando a integração profunda que a Stellantis está promovendo. O modelo vai encarar a feroz concorrência de gigantes do mercado como Volkswagen Nivus e Renault Kardian, reconfigurando o portfólio da marca no Brasil.

A estratégia da Stellantis: R$ 13 bilhões e a confirmação do Avenger para 2026

O Avenger entra como uma peça fundamental no novo ciclo de investimentos de R$ 13 bilhões da Stellantis, que se estende de 2025 a 2030. A confirmação veio diretamente do CEO da empresa na América do Sul, Emanuele Cappellano, que ressaltou o início da produção em 2026.

A produção acontecerá no Polo Industrial de Porto Real, no Rio de Janeiro, que está recebendo um investimento de R$ 3 bilhões para modernização e desenvolvimento de novos produtos. Essa escolha é estratégica, pois o Avenger usará a mesma plataforma dos modelos da Citroën e Peugeot que já são fabricados lá.

O irmão mais novo do Renegade: preço e proposta do novo SUV

O Avenger vem com uma missão clara: ser a nova porta de entrada da Jeep, agora focando em um público que sonha em ter um Jeep, mas não consegue arcar com o preço do Renegade. A expectativa é que esse novo SUV se situe numa faixa de preço entre R$ 120.000 e R$ 150.000.

Para evitar que o Avenger concorra diretamente com o Renegade, a próxima geração do modelo, prevista para 2027, será reposicionada, oferecendo mais sofisticação e tamanho, utilizando a plataforma STLA Medium. Assim, o Avenger poderá se estabelecer como o modelo de maior volume da Jeep no Brasil.

Motor turbo da Fiat e plataforma da Peugeot: a base técnica do Avenger

Essa mudança traz uma nova perspectiva para a Jeep no Brasil. Enquanto o Renegade e outros modelos usam a plataforma Small Wide, o Avenger será o primeiro a utilizar a plataforma CMP. Essa inovação não acaba por aí. O SUV será equipado com o motor T200 1.0 Turbo Flex da Fiat, capaz de gerar 130 cv de potência e 20,4 kgf.m de torque. Ele também contará com um sistema híbrido-leve, que promete reduzir o consumo de combustível em até 12%.

Com 4,08 metros de comprimento e um porta-malas de 380 litros — maior que o do Renegade —, o Avenger precisa navegar por um mercado bem mais competitivo do que aquele que o Renegade enfrentou em 2015. Seus principais rivais incluem o Volkswagen Nivus e o Renault Kardian.

O que esperar do lançamento: versões e equipamentos

Para justificar seu preço e posicionamento, espera-se que o novo SUV da Jeep venha com um bom nível de equipamentos, até mesmo na versão de entrada. Informações indicam que o modelo brasileiro terá um acabamento interno superior ao do europeu, resultado de pesquisas com consumidores locais.

A maioria das versões deve contar com a central multimídia Uconnect de 10,25 polegadas e painel digital. As versões mais completas podem incluir um pacote robusto de assistência ao motorista, que engloba itens como frenagem de emergência e assistente de faixa. O maior desafio para a Stellantis será consolidar que esse novo SUV, com influências da Fiat e da Peugeot, realmente pode carregar o respeitado logotipo da Jeep.