Dinheiro desaparece em contas da Caixa

No domingo, 15 de outubro, clientes da Caixa Econômica Federal enfrentaram problemas com transferências realizadas pelo serviço de pagamentos Pix. Muitos usuários relataram que, ao tentar enviar dinheiro, os valores foram descontados de suas contas, mas não chegaram ao destinatário e também não foram devolvidos.

A Caixa informou que as falhas ocorreram devido a problemas nos aplicativos da instituição. Embora a empresa tenha afirmado que os serviços foram normalizados, os relatos de insatisfação continuaram na segunda-feira, 16 de outubro. Dados de ferramentas de monitoramento, como o Downdetector, mostraram um aumento no número de queixas relacionadas à Caixa e ao funcionamento do Pix.

Nas redes sociais, diversos clientes expressaram frustração, alegando que os valores transferidos não foram recuperados, mesmo após terem entrado em contato direto com a Caixa. Além da Caixa, outros bancos, como Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander, também sofreram instabilidades, embora em menor escala.

Durante esses períodos de instabilidade, especialistas alertam que é mais seguro evitar repetidas tentativas de transferências. Isso pode ajudar a minimizar os problemas e evitar confusões.

A situação gerou preocupação entre muitos brasileiros, especialmente entre os beneficiários do Bolsa Família, já que o pagamento do programa tinha início na mesma segunda-feira. A Caixa reafirmou que os problemas estavam resolvidos e que qualquer transação pendente seria regularizada. Em nota, a instituição comunicou que, apesar das dificuldades enfrentadas no domingo, os serviços estavam operando normalmente após a manutenção.