Rodovia brasileira usa plástico reciclado e se autoconserta
Um pedaço da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, em Parapuã, São Paulo, está se destacando por aplicar uma solução super inovadora na pavimentação: o asfalto feito com plástico reciclado. Essa abordagem não apenas torna o pavimento mais resistente, mas também ajuda a reduzir a pegada ambiental.
A ideia é do pessoal da Eixo-SP, uma concessionária que tem liderado iniciativas sustentáveis nas estradas brasileiras. Segundo Assis Villela, gerente de Pavimentação da empresa, essa mistura de plástico reciclado e material de pavimento antigo é uma forma criativa de aproveitar os resíduos que costumam ser descartados nos aterros.
“Queremos melhorar a durabilidade do pavimento, mas também oferecer um destino correto para o plástico, que acaba poluindo nosso meio ambiente”, explica Villela. E não é só conversa — a Eixo-SP já acumulou prêmios por essa iniciativa inovadora.
## Sustentabilidade e impacto ambiental
O Brasil é um dos grandes consumidores de plástico, com mais de 11 milhões de toneladas desse material sendo produzidas a cada ano. O problema é que menos de 2% desse total é reciclado. Trazer o asfalto feito com plástico reciclado para o jogo é uma maneira de dar um destino mais sustentável a esses resíduos. Além de ser uma saída eco-friendly, essa tecnologia promete estender a durabilidade das estradas.
Robinson Avila, diretor de Engenharia da Eixo-SP, destaca que a adição do plástico reciclado ao asfalto ajuda a aumentar a resistência, especialmente contra desgastes causados pelo tráfego intenso. Resultado: menos necessidade de manutenções e, consequentemente, menos gastos ao longo do tempo.
## Tecnologia inédita na América Latina
O Brasil está seguindo uma tendência global. Países como o Reino Unido e a Índia já estão adiantados no uso de tecnologias similares em suas rodovias. Porém, a experiência na SP-294 brilha pelo uso de 6% de plástico reciclado na mistura, superando os padrões internacionais, como explica Emerson Rodrigues Maciel, gerente de Soluções em Engenharia da Stratura Asfaltos.
Os engenheiros da Eixo-SP fazem questão de que todo o processo seja rigoroso. Eles utilizam pratos especiais para garantir que o material reciclado mantenha sua flexibilidade. Esse cuidado técnico torna o resultado final ainda mais eficaz.
No trecho de Parapuã, onde cerca de 835 veículos comerciais passam diariamente, os primeiros resultados mostram que o novo pavimento é mais resistente a trincas e deformações, problemas comuns nas estradas do Brasil.
## Economia, meio ambiente e inovação
Implementar essa inovação também traz vantagens econômicas. Cada tonelada de plástico reciclado que é incorporada ao asfalto evita que milhares de embalagens plásticas acabem em aterros. Essa prática também ajuda a economizar recursos naturais e diminui a emissão de gases do efeito estufa, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O uso do asfalto ecológico impulsiona toda a cadeia de reciclagem, aumentando a demanda por materiais reaproveitados. Para Maciel, essa experiência pode inspirar outras regiões do Brasil a adotar uma abordagem similar, ajudando a promover políticas públicas focadas em sustentabilidade.
## Pavimento asfáltico sustentável é tendência para o futuro
Os especialistas afirmam que a viabilidade do pavimento asfáltico sustentável já está comprovada, tanto tecnicamente quanto ambientalmente. O próximo desafio é ampliar o uso dessa tecnologia em larga escala.
Robinson Avila acredita que o asfalto com plástico não só atende às exigências técnicas, mas também dá uma contribuição significativa à sustentabilidade nas estradas do Brasil. Agora, fica a expectativa: será que, num futuro próximo, o uso desse tipo de asfalto se tornará padrão nas nossas rodovias? Como essas inovações podem realmente mudar a relação do Brasil com o plástico?