Sedã Toyota de luxo esquecido que se tornou uma boa compra
No mercado automotivo brasileiro, alguns carros surpreendem com o tempo. Um sedã japonês do final dos anos 2000 é um ótimo exemplo. Antigamente, era visto como o carro preferido de profissionais mais velhos, que valorizavam conforto e discrição. Com o tempo, essa imagem conservadora fez com que ele se tornasse uma opção inteligente para quem busca performance. O aumento da popularidade dos SUVs e o receio em relação aos custos de manutenção de motores maiores levaram a uma queda nos preços desse modelo. E isso abriu uma oportunidade imperdível para os amantes de carros.
### O sedã japonês que foi de “carro de tiozão” a barganha secreta
O protagonista dessa história é o Toyota Camry XLE 3.5 V6, da geração XV40, fabricado entre 2007 e 2011. Algumas pessoas o chamam de “Corolla com motor V6”, mas isso é um grande equívoco. O Camry é um carro muito mais sofisticado e cheio de tecnologia em comparação ao seu irmão menor. Sua fama de ser um carro sem graça acelerou sua desvalorização, o que acaba beneficiando os compradores atuais.
Além disso, o perfil dos primeiros donos, geralmente maduro e cuidadoso, aumenta a chance de encontrar unidades bem conservadas. Assim, quem compra hoje consegue aproveitar o que há de melhor: paga bem menos pela depreciação e encontra um carro em excelente estado. A reputação “sem graça” do passado é diretamente responsável por seu preço acessível hoje.
### Raio-X do Toyota Camry XLE V6 (2007-2011)
O verdadeiro segredo do Camry está sob o capô. O motor Toyota 2GR-FE 3.5L V6 é um dos mais robustos e confiáveis da marca. Com 284 cv de potência e um torque de 35,3 kgfm, ele oferece uma performance impressionante.
Na prática, isso se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos. Isso mesmo: mais rápido do que muitos modelos populares e até alguns carros mais novos. O câmbio automático de 6 marchas proporciona trocas suaves, priorizando o conforto do motorista. O consumo não é seu ponto forte, mas é aceitável para a potência que oferece, com médias de 7,1 km/L na cidade e 13,5 km/L na estrada.
O nível de luxo é outro destaque. O Camry vem equipado com bancos de couro com ajustes elétricos e aquecimento, ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial com partida por botão e teto solar elétrico. Em termos de segurança, você conta com seis airbags, incluindo frontais e laterais, e controles de estabilidade e tração.
### Custos, riscos e recompensas
O preço de entrada para esse sedã japonês é surpreendente. Um modelo de 2011 está na Tabela FIPE entre R$55.900 e R$62.223, valores que podem se equiparar a carros populares seminovos. A vantagem aqui é que o Camry já passou pela maior parte de sua desvalorização, o que significa que o comprador não vai perder tanto valor no futuro.
Porém, é preciso planejar a manutenção. Para ter uma ideia, um jogo de seis velas de ignição Iridium custa entre R$475 e R$550. As pastilhas de freio dianteiras variam de R$250 a R$400. O par de amortecedores dianteiros fica entre R$930 e R$1.340, enquanto um filtro de óleo custa de R$30 a R$60.
Mesmo sendo um carro confiável, fazer uma inspeção cuidadosa antes da compra é fundamental. Verifique se há vazamentos de óleo, desgaste na suspensão e o funcionamento do teto solar. Também é importante estar ciente dos custos ocultos. Em São Paulo, por exemplo, o IPVA para um modelo 2011 pode chegar a R$2.318 anuais, e o seguro pode ser bastante variável, podendo ultrapassar R$5.000, dependendo do perfil do motorista.
### Outras opções de sedã V6 no mercado
Um dos principais concorrentes do Camry é o Honda Accord V6, fabricado entre 2008 e 2012. Ele oferece uma direção mais esportiva e seu motor V6 de 3,5 litros também é bastante confiável, com potência de 278 cv. A escolha entre um e outro vai depender do seu gosto: conforto extremo do Camry ou a dirigibilidade afiada do Accord.
Outra alternativa é o Hyundai Azera 3.3 V6, também de 2011. Ele traz uma lista de equipamentos bem recheada e 265 cv de potência, com preços similares. Contudo, sua manutenção tende a ser um pouco mais cara.
Para comparar, o Toyota Camry de 2011 tem 284 cv e faz 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. O Honda Accord EX do mesmo período oferece 268 cv e acelera em 6,8 segundos, enquanto o Hyundai Azera GLS 3.3 entrega 265 cv, levando 8,4 segundos para a mesma aceleração. No quesito porta-malas, o Camry se destaca com 504 litros, enquanto o Azera tem 469 litros e o Accord, 396 litros.