Adiado de novo? Após decisão judicial, brasileiros que fizeram o Concurso Nacional Unificado têm nova data para saber resultado

Governo divulga nova data para publicar resultados do Concurso Nacional Unificado e irrita candidatos

O Concurso Nacional Unificado, conhecido como o “Enem dos Concursos”, é um dos processos seletivos mais aguardados do ano.

Apesar disso, a divulgação da lista final de aprovados, inicialmente marcada para esta quinta-feira (21), foi adiada. A decisão foi anunciada pelo governo federal, que também informou que um novo cronograma será apresentado.

O adiamento está relacionado a uma decisão judicial que exige a reintegração de candidatos eliminados por não terem completado todas as etapas de identificação no cartão de respostas da prova.

Adiado de novo? Após decisão judicial, brasileiros que fizeram o Concurso Nacional Unificado têm nova data para saber resultado
Divulgação de resultado do Concurso Nacional Unificado terá nova data! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Resultado do Concurso Nacional Unificado adiado

Embora o atraso tenha causado preocupação entre os candidatos, o governo e a Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso, afirmaram que estão trabalhando para republicar os resultados e seguir todas as exigências legais.

O motivo principal para o adiamento foi uma decisão da Justiça Federal que determinou a inclusão de candidatos eliminados por falhas na identificação do cartão de respostas.

No CNU, os participantes precisavam pintar a bolinha correspondente ao número do gabarito e transcrever uma frase da capa do caderno de provas. Muitos alegaram que, durante o exame, fiscais informaram que apenas a transcrição da frase era suficiente.

No dia seguinte ao exame, o governo anunciou a desclassificação dos candidatos que não haviam preenchido os dois campos, o que resultou em denúncias ao Ministério Público Federal.

A Procuradoria-Geral do Tocantins ingressou com uma ação civil pública, e a Justiça determinou que eliminaria apenas quem não preencheu ambos os campos. Com isso, foi necessário reavaliar as respostas e reintegrar os participantes eliminados de forma indevida, o que atrasou o resultado final.

Saiba mais: Sonha em passar em CONCURSO PÚBLICO? Pode comemorar FORTE as novidades de 2025

Candidatos devem se atentar às próximas datas

O governo e a Fundação Cesgranrio têm agora o prazo de 10 dias para republicar os resultados. Isso inclui as notas de múltipla escolha e as avaliações escritas dos candidatos reintegrados.

Além disso, haverá uma nova etapa para envio de títulos, nos cargos que exigem esse requisito, e procedimentos de verificação para concorrentes às vagas reservadas.

Enquanto isso, os candidatos que já haviam concluído todas as etapas aguardam a publicação da lista final. Em nota, o Ministério da Gestão afirmou que deve comunicar as próximas ações de forma transparente, respeitando todos trâmites legais do Concurso Nacional Unificado.

O CNU, idealizado como uma solução moderna para unificar seleções em diferentes áreas, enfrenta um desafio com o adiamento. Apesar disso, o processo demonstra a importância de ser justo. A expectativa agora é de que as próximas etapas ocorram sem mais imprevistos.

Enfim, para quem está ansioso com o resultado, a dica é acompanhar as atualizações nos canais oficiais e ficar atento às orientações divulgadas junto ao novo cronograma. Afinal, o governo espera começar o processo de nomeação dos aprovados já no começo de 2025.

Veja também: Concurso do INSS libera 250 vagas e salários entre R$ 7.282,84 e R$ 15.876,99: inscreva-se!