Se você trabalhou como mesário no 2° turno, confira o recado do TSE para HOJE (30/10)

Brasileiros que atuaram como mesários no 2° turno das eleições municipais precisam conferir novo recado do TSE

Os mesários desempenham um papel importante no bom funcionamento das eleições, e agora, aqueles que atuaram no 2º turno têm um comunicado importante a receber do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O TSE está atento às dúvidas e necessidades dos mesários e, por isso, emitiu um aviso específico recentemente. As informações são fundamentais para que todos estejam atualizados com os próximos passos e eventuais pendências relacionadas ao trabalho realizado no 2º turno.

Então, fique por dentro dessas orientações para ter acesso a todos os seus direitos após exercer a sua função no processo democrático.

Se você trabalhou como mesário no 2° turno, confira o recado do TSE para HOJE (30/10)
TSE emite recado importante para brasileiros que atuaram como mesários no 2° turno das eleições municipais! Foto: TSE

Recado do TSE para quem atuou como mesário

As mesárias e mesários que atuaram no 2º turno das Eleições Municipais de 2024, realizado no último domingo (27), agora têm a oportunidade de solicitar a Declaração de Trabalhos Eleitorais (DTE).

A declaração é importante para comprovar a participação no pleito e o treinamento recebido. Para facilitar esse processo, o TSE disponibilizou diferentes plataformas onde os envolvidos podem emitir o documento de forma prática e rápida.

Para quem optar pelo aplicativo Mesário, o procedimento é simples. Primeiro, é necessário fazer login utilizando o número do CPF ou do título eleitoral. Depois, basta acessar a aba “Progresso”, que está localizada no menu inferior do aplicativo.

Ao final da página, a opção “Emitir DTE” estará disponível, permitindo que o mesário obtenha a declaração de maneira eficiente e sem complicações.

Ademais, outra alternativa é utilizar o aplicativo e-Título. Neste caso, após o login, o usuário deve procurar pela aba “Mais opções”. Em seguida, basta selecionar a opção “Declaração de Trabalho Eleitoral”. Depois de escolher a eleição desejada, é só clicar em “Emitir DTE”.

Saiba mais: NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 que cancelou Título de Eleitor vai perder o Bolsa Família?

Outra forma de solicitar a Declaração de Trabalho

Por fim, se a opção for realizar a solicitação pelo site do TSE, o processo também é descomplicado. No menu lateral direito da página inicial, o mesário deve acessar a aba de serviços e selecionar “Declaração de Trabalhos Eleitorais”. Em seguida, é só preencher os dados solicitados para concluir a emissão.

Desse modo, tal flexibilidade nas formas de solicitação assegura que ninguém fique sem a declaração por falta de acesso a uma plataforma específica.

Portanto, a Declaração de Trabalhos Eleitorais é um documento que atesta a participação do mesário no dia da eleição e a conclusão do treinamento exigido.

Além de incluir informações pessoais, a certidão detalha a função exercida, o pleito e o turno correspondente, os dias efetivamente trabalhados, as atividades preparatórias realizadas e o total de dias de folga a que o mesário tem direito.

Enfim, caso o mesário enfrente dificuldades para emitir a declaração, é aconselhável que ele entre em contato com o cartório eleitoral de sua região para obter assistência.

Veja também: Empresa abre 56 oportunidades de trabalho para nível MÉDIO; inscrições até 11/11