Seu benefício do INSS foi negado? Cuidado, pode ser GOLPE! Entenda
Recentemente, uma nova modalidade de golpe surgiu, através da negação de benefícios do INSS. Mais do que nunca, é bom se atentar.
Nos últimos tempos, aposentados e pensionistas do INSS estão enfrentando um novo tipo de golpe. Basicamente, ele envolve a falsa informação de que seus pedidos de benefícios foram negados.
Essa fraude, descoberta recentemente, explora a vulnerabilidade de segurados ao alegar que seus nomes estariam em uma suposta lista de solicitações indeferidas pelo INSS.
O caso ganhou atenção depois que um segurado do Rio de Janeiro foi notificado, por meio de um oficial de Justiça, sobre um processo judicial em seu nome que ele desconhecia. Dessa forma, para evitar transtornos, entender a estratégia por trás desse golpe e como proteger-se é essencial.
Como funciona o novo golpe do INSS?
Esse golpe começa com a falsa notificação de que o segurado teria seu pedido de benefício negado pelo INSS. Isso, portanto, leva-o a acreditar que precisaria de uma ação judicial para reverter a situação.
Os criminosos criam processos fictícios e utilizam o nome de oficiais de Justiça para dar credibilidade à abordagem, fazendo com que a pessoa acredite na urgência e seriedade da ação.
Ao receber a visita de um oficial, que supostamente apresenta a informação de uma “lista de indeferimentos”, o segurado, sem questionar, pode ser induzido a fornecer informações ou a aceitar assistência fraudulenta.
O coordenador de Gestão de Benefícios da Superintendência Regional do INSS no Rio de Janeiro, Flávio Souza, destacou que o INSS desconhece a existência de qualquer lista de benefícios negados, como alegam os golpistas.
O fato de um oficial de Justiça envolver-se em uma ação sobre supostas negações de benefício foi o que chamou a atenção do órgão, que prontamente respondeu à Justiça sobre a inexistência de tal listagem.
Essa tentativa de fraude, portanto, tem o objetivo de enganar o segurado e obter dados confidenciais ou induzi-lo a realizar pagamentos desnecessários para reverter a situação.
Veja mais: CPFs 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 podem receber benefício em dobro do INSS; saiba como
Consultando corretamente o benefício do INSS
Para consultar o andamento de uma solicitação pelo aplicativo Meu INSS, siga os passos abaixo:
- Baixe e instale o aplicativo Meu INSS em seu celular, disponível para Android e iOS.
- Acesse sua conta com o CPF e senha cadastrados. Se ainda não tiver uma, crie pelo site ou app.
- Selecione “Entrar” e vá até a opção “Consulta de Solicitações”.
- Escolha a solicitação que deseja acompanhar para ver o status atualizado.
- Caso necessário, entre em contato pelo telefone 135 para mais informações ou dúvidas.
Como se proteger dessa armadilha?
Para evitar esse golpe, é fundamental que os segurados fiquem atentos e adotem algumas medidas de segurança. Então, veja como garantir a proteção contra tentativas fraudulentas:
- Desconfie de qualquer contato não solicitado – Sempre que receber visitas, e-mails ou telefonemas inesperados alegando representar o INSS, mantenha cautela. Desconfie especialmente de abordagens que envolvem listas de negações de benefício ou solicitações urgentes de informações pessoais.
- Nunca forneça informações para terceiros – Lembre-se de que o INSS não solicita dados por telefone ou mensagens e que apenas o próprio segurado ou um procurador legal pode acessar as informações. Em caso de dúvida, consulte diretamente o INSS pelo telefone oficial 135.
- Utilize os canais oficiais – Acesse o site do INSS ou o aplicativo Meu INSS para verificar seu benefício e esclarecer dúvidas. Esses canais são gratuitos e seguros, evitando a exposição de informações a terceiros.
- Faça denúncias no Fala.Br – Caso desconfie de um possível golpe ou abordagem irregular, utilize o canal Fala.Br para registrar sua queixa junto ao INSS. Esse canal é uma forma oficial de relatar problemas e proteger-se contra fraudes.
- Procure a polícia em casos suspeitos – Se houver qualquer tentativa de induzir o segurado a fornecer dados ou realizar pagamentos, é recomendável acionar a polícia para investigar o caso.
Ao seguir esses passos, o segurado pode proteger-se de forma mais eficaz, reduzindo o risco de ser alvo de fraudes relacionadas ao INSS.
Não perca: De olho no extrato: o que significa “data fim” em benefício do INSS?