Segurado, fique atento: criminosos podem EXTORQUIR seu benefício do INSS!
Os segurados do INSS devem tomar cuidado com os golpes que estão acontecendo todos os dias, ou podem perder dinheiro.
Com o aumento das fraudes, segurados do INSS precisam ficar cada vez mais atentos a golpes que visam se aproveitar da vulnerabilidade dos beneficiários.
Recentemente, surgiram novas tentativas de enganar aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Esses criminosos utilizam diversas táticas para enganar as vítimas, muitas vezes se passando por representantes oficiais do INSS.
Para evitar cair em armadilhas, é essencial que os segurados estejam bem informados sobre essas práticas e saibam como agir diante de uma abordagem suspeita.
Novo golpe atinge segurados do INSS
O servidor do Serviço Social no estado do Rio de Janeiro identificou um novo golpe, direcionado a pessoas idosas que têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Nesse esquema, os criminosos enviam mensagens por SMS ou WhatsApp para idosos, informando que eles têm direito ao benefício. Essas mensagens incluem detalhes como dia, hora e local para o recebimento do benefício, passando uma falsa sensação de legitimidade.
O golpista, que se apresenta como intermediário, realiza a solicitação do BPC em nome do idoso, cadastrando-se como procurador do beneficiário.
Esse benefício, que não exige perícia médica, depende apenas da inscrição no CadÚnico, da idade mínima de 65 anos e da comprovação de baixa renda.
O caso foi descoberto quando um idoso procurou uma agência do INSS no Norte-Fluminense para confirmar as informações recebidas por mensagem, incluindo um boleto de cobrança por supostos “serviços” prestados pelo golpista.
Ao analisar o cadastro do segurado no CNIS, o servidor do INSS identificou e-mails e números de telefone desconhecidos pelo idoso, além de múltiplos procuradores cadastrados em nome do beneficiário. Essa prática revela um esquema organizado para aplicar golpes em vários segurados.
A Polícia Federal recebeu a investigação e todos os detalhes permanecem em sigilo para garantir a segurança das vítimas e o andamento do processo.
Saiba mais: INSS pode negar benefício conforme grau de autismo? Entenda decisão de peritos!
Como se proteger desse golpe?
Para evitar ser vítima de golpes como esse, é fundamental que os segurados do INSS sigam algumas medidas preventivas. Primeiramente, o INSS nunca entra em contato direto para solicitar dados pessoais ou envio de fotos de documentos por e-mail, SMS ou WhatsApp.
O único canal oficial para envio de informações é o Meu INSS, acessível tanto pelo site quanto pelo aplicativo para celular. Então, lembre-se de ignorar qualquer mensagem fora dos canais oficiais.
Além disso, o INSS não solicita o pagamento de taxas para a concessão de benefícios e não envia boletos por serviços prestados. A biometria facial, quando necessária, é feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br, e não por links enviados por mensagem.
Por fim, caso o segurado receba qualquer ligação, mensagem ou visita suspeita, a orientação é não fornecer nenhuma informação pessoal e não clicar em links. Se houver dúvidas, o segurado deve procurar diretamente os canais oficiais do INSS para confirmar a veracidade do contato.
O número de SMS oficial usado pelo INSS é 280-41, e qualquer mensagem vinda de outros números deve ser desconsiderada.
Veja mais: Agência do INSS organiza mutirão para atender beneficiários da região