Quer viajar? Seu FGTS pode servir como pagamento para comprar passagens!
Os trabalhadores que quiserem viajar têm a opção de utilizar o FGTS para agilizar a compra das passagens de avião.
Viajar é um dos grandes desejos de muitas pessoas, mas nem sempre é fácil ajustar o orçamento para realizar esse sonho. Com o tempo, novas alternativas surgem para facilitar o acesso a esse tipo de experiência, e agora, uma novidade promete revolucionar esse cenário.
Uma empresa de passagens aéreas introduziu uma opção inovadora para aqueles que buscam mais flexibilidade financeira para comprar passagens aéreas.
Essa possibilidade envolve a utilização de um recurso muito conhecido dos brasileiros: o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Dessa forma, essa nova forma de pagamento pode ser uma oportunidade para muitos viajantes alcançarem seus destinos de maneira mais acessível, sem comprometer diretamente suas finanças do dia a dia.
Dá mesmo para usar o FGTS para viajar?
Sim, agora é possível usar o saldo do FGTS para a compra de passagens aéreas. A Gol Linhas Aéreas permite que os clientes antecipem o saque-aniversário do FGTS, oferecendo a chance de planejar suas viagens com base nesse recurso.
Aqueles que têm saldo no fundo podem antecipar até dez anos de saque, desde que tenham pelo menos R$ 300 disponíveis em suas contas.
Diferente de outras modalidades de saque, essa opção não está atrelada à rescisão de contrato de trabalho ou ao financiamento de imóveis, sendo uma alternativa mais acessível. Com essa possibilidade, até pessoas desempregadas ou negativadas podem se beneficiar, desde que tenham saldo disponível no FGTS.
O uso do saque-aniversário como garantia para antecipação de crédito é uma prática que vem se popularizando, especialmente com a ampliação de linhas de crédito associadas a ele.
Essa modalidade, na prática, funciona de maneira semelhante ao consignado, onde o saldo disponível no FGTS serve como garantia, o que facilita a aprovação e oferece maior segurança tanto para os bancos quanto para os clientes.
Saiba mais: Contratei empréstimo pelo saque-aniversário, quando ele acabar vou poder SACAR meu FGTS normal?
Como é o procedimento?
O processo de antecipação do saque-aniversário para a compra de passagens aéreas é bastante simples. A Gol Linhas Aéreas, em parceria com o Banco Digio (https://www.digio.com.br/) e a Finantech (https://www.finantech.tech/), viabilizou essa opção por meio de uma linha de crédito.
O cliente interessado precisa acessar o site da companhia aérea e selecionar essa forma de pagamento durante a compra. A solicitação deve ser feita, no mínimo, quatro dias antes da viagem, para que haja tempo suficiente para a validação do crédito e da reserva.
O Banco Digio, especializado em produtos com garantia, é responsável por essa linha de crédito específica, que utiliza a tecnologia da Finantech.
A operação funciona como uma antecipação de valores futuros, ou seja, o cliente antecipa os saques que receberia anualmente no seu aniversário, utilizando esses recursos para financiar a viagem. O saldo do FGTS serve como garantia, o que reduz os riscos de inadimplência e facilita o acesso ao crédito.
Essa inovação, segundo os diretores das empresas envolvidas, tem o objetivo de democratizar o acesso às viagens aéreas, permitindo que mais pessoas realizem suas viagens sem comprometer seu orçamento mensal ou criar dívidas adicionais.
Isso porque o cliente utiliza um recurso que já lhe pertence, sem a necessidade de tomar empréstimos tradicionais que poderiam impactar suas finanças a longo prazo.
Veja mais: Contratei empréstimo pelo saque-aniversário, quando ele acabar vou poder SACAR meu FGTS normal?