37 MIL famílias podem receber o Cartão Prato Cheio: veja se VOCÊ tem direito ao extra!
O cartão Prato Cheio é um benefício extra para pessoas que precisam de um auxílio a mais para comprar alimentos e manter sua família.
O Cartão Prato Cheio é um programa de assistência social que nasceu para combater a insegurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade.
Com o benefício, que oferece R$ 250 mensais, as famílias podem adquirir alimentos e suprir suas necessidades básicas.
Em suma, o ciclo do programa tem duração de nove meses, após o qual outras famílias podem receber, garantindo que mais pessoas em situação de insegurança nutricional recebam a ajuda de que precisam.
Em outubro, novas famílias entraram no programa, aumentando o número de beneficiados e reforçando o compromisso com a segurança alimentar.
37 mil novas famílias podem receber o Cartão Prato Cheio
A princípio, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) incluiu mais 37.284 famílias no programa Cartão Prato Cheio, totalizando 100 mil beneficiários que receberão o auxílio em outubro.
O governo renova o programa periodicamente para garantir que famílias que já concluíram o ciclo de nove meses deem lugar a outras que também precisam de apoio.
Além disso, o valor de R$ 250 cai na conta mensalmente, mas os beneficiários devem utilizá-lo apenas para a compra de alimentos, evitando bebidas, por exemplo.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, o ciclo acontece para que as famílias atendidas possam superar a insegurança alimentar e abrir vagas para novos beneficiários.
Para outubro, o pagamento do Cartão Prato Cheio está previsto para começar nesta terça-feira, dia 1º, com a entrega dos novos cartões ocorrendo até o dia 17, seguindo a ordem alfabética.
Nesse sentido, as famílias que já participam do programa continuam usando o cartão que já possuem, sem necessidade de emissão de um novo.
Saiba mais: Cartão amarelo do Bolsa Família ainda funciona? Posso sacar em outubro usando ele?
Quem tem direito ao Cartão Prato Cheio?
Ademais, para ser beneficiado pelo programa Cartão Prato Cheio, o cidadão precisa atender a alguns requisitos específicos. Confira as regras:
- Residir no Distrito Federal.
- Ter renda familiar per capita igual ou inferior a meio salário mínimo.
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) ou no Sistema Integrado de Desenvolvimento (SIDS).
- Estar em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Como solicitar o benefício?
Para solicitar o Cartão Prato Cheio, o interessado deve seguir os seguintes passos:
- Primeiramente, deve-se fazer uma solicitação no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
- Passar por um atendimento socioassistencial, que avaliará as condições da família.
- Consultar o site do Sistema de Cadastro Socioeconômico para verificar se foi contemplado e qual agência do Banco de Brasília (BRB) será responsável pela entrega do cartão.
- Retirar o cartão na agência indicada e fazer o desbloqueio através do aplicativo BRB Social, pelo telefone (3029-8499) ou diretamente na agência do BRB.
O saldo do cartão também pode ser consultado pelo aplicativo BRB Social, facilitando o acompanhamento do crédito disponível para uso nas compras de alimentos.
Saiba mais: MDS informou que Bolsa Família está liberado, mas aplicativos dizem o contrário; entenda a situação