ProUNI, FIES, SiSU: entenda COMO a nota do Enem serve para estes programas!
O Enem está chegando e os candidatos de primeira viagem podem ficar confusos com o tanto de possibilidades que o programa garante.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
Em suma, as notas que o estudante consegue no Enem podem servir em diversos programas governamentais que facilitam o acesso à universidade, como o FIES, o SiSU e o ProUNI.
Esses programas oferecem desde financiamentos estudantis até vagas em universidades públicas e bolsas de estudo em instituições privadas.
Então, com o Enem se aproximando, é importante entender como cada um desses programas funciona e como a sua nota pode garantir uma oportunidade no ensino superior.
O Enem está chegando! Como usar a nota?
O Enem de 2024 está agendado para os dias 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo, os candidatos farão as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. No segundo dia, os alunos farão as questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Os horários de abertura e fechamento dos portões seguirão o fuso horário de Brasília, com início das provas às 13h30.
Nesse sentido, para os estudantes que estão se preparando, é fundamental seguir o cronograma e estar atento às regras para garantir a participação. Após a prova, os candidatos poderão usar suas notas em diversos programas, como o FIES, SiSU e ProUNI.
Saiba mais: MEC e Inep deram PISTAS do tema da redação do Enem 2024? Confira antes do grande dia!
FIES
Primeiramente, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa que oferece financiamento a juros baixos ou até mesmo zero para estudantes de cursos superiores em instituições privadas.
Para concorrer ao FIES, é importante ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010 e conseguir nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas, além de não zerar a redação.
O financiamento é direito de estudantes de famílias com renda per capita de até três salários mínimos. As inscrições ocorrem diretamente no site do FIES e o processo seletivo é contínuo, com datas específicas divulgadas ao longo do ano.
SiSU
Em seguida, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) permite que os estudantes utilizem a nota do Enem para concorrer a vagas em universidades públicas de todo o país. O SiSU não exige o pagamento de mensalidades, pois as instituições participantes são públicas.
Para se inscrever, o candidato deve ter realizado a última edição do Enem e não pode ter zerado a redação. O processo seletivo ocorre duas vezes ao ano, com as inscrições abertas logo após a divulgação dos resultados do Enem.
As vagas são disputadas com base nas notas dos candidatos, e cada instituição pode definir pesos diferentes para as áreas do conhecimento.
Saiba mais: Atenção, nascidos em maio e junho! Novo pagamento do Pé-de-Meia HOJE (02) para este grupo!
ProUNI
Por fim, o Programa Universidade para Todos (ProUNI) oferece bolsas de estudo parciais e integrais em universidades privadas. Para concorrer, o estudante deve ter feito o Enem mais recente, com nota mínima de 450 pontos e sem ter zerado a redação.
Além disso, é preciso comprovar renda familiar de até três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais (50%) e até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais (100%).
O ProUNI é voltado para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou em instituições privadas como bolsistas. As inscrições para o ProUNI ocorrem em datas específicas após a divulgação dos resultados do Enem.