MEC e Inep deram PISTAS do tema da redação do Enem 2024? Confira antes do grande dia!

Todos os anos, o tema de redação do Enem é sempre alvo de diversas especulações, sendo a etapa mais assustadora do processo.

Nos últimos anos, muitos estudantes têm discutido a possibilidade de o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) darem dicas sobre o tema da redação do Enem por meio de suas redes sociais.

Essa ideia surgiu após algumas coincidências em edições anteriores do exame, levando candidatos a ficarem ainda mais atentos às postagens dessas instituições.

Embora haja um sistema rigoroso de segurança em torno da prova, a teoria continua ganhando força, principalmente devido a alguns temas abordados online semanas antes da aplicação da prova.

Vai fazer o Enem neste ano? Saiba quais as melhores pistas para redação!
Vai fazer o Enem neste ano? Saiba quais as melhores pistas para redação! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

MEC e Inep realmente deram dicas sobre o tema de redação do Enem?

A princípio, a teoria de que o MEC e o Inep deixam pistas sobre o tema da redação começou em 2017, quando a redação do Enem abordou a educação de surdos no Brasil, após uma série de vídeos lançados pelo Inep sobre acessibilidade.

Desde então, muitos acreditam que postagens recentes podem indicar o tema da redação. Veja alguns exemplos de coincidências em anos anteriores que reforçaram essa ideia:

  • 2017: Primeiramente, o Inep divulgou vídeos sobre a educação de surdos, e o tema da redação foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.
  • 2018: Em seguida, poucas semanas antes da prova, uma postagem mencionou “desconectados” e o tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.
  • 2019: Além disso, o MEC discutiu acessibilidade no cinema e o tema foi “A democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
  • 2020: O Inep lançou uma campanha sobre saúde mental e o tema da redação foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Esses exemplos mostram como os estudantes podem identificar possíveis temas com base em publicações do Inep e do MEC, embora essas coincidências não garantam que as postagens sejam verdadeiras dicas.

Veja mais: ENEM 2024: possível tema da redação VAZA e candidatos já podem começar preparação para a prova; saiba mais

Outros possíveis temas de redação do Enem 2024

Com base nas postagens recentes do MEC e do Inep, muitos estudantes têm especulado sobre possíveis temas que poderiam aparecer na redação do Enem 2024.

Esses assuntos refletem questões sociais e ambientais que têm ganhado destaque, tanto nas redes sociais quanto em debates nacionais.

Inclusão de Pessoas com Deficiência

Um dos temas mais recorrentes nas redes sociais do MEC e do Inep envolve a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.

Desde acessibilidade na educação até a promoção de eventos inclusivos, como os Jogos Paraolímpicos, o assunto tem ganhado visibilidade.

A inclusão de pessoas com deficiência é uma pauta importante no Brasil, visto que cerca de 9% da população possui algum tipo de deficiência, segundo a PNAD.

Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Outro tema relevante que tem sido destaque é a alfabetização e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O déficit de alfabetização no Brasil e as histórias inspiradoras de pessoas que se alfabetizaram na vida adulta têm ganhado força pelo MEC.

Campanhas e vídeos mostram a importância da EJA para reduzir as desigualdades educacionais e promover a inclusão social.

Queimadas e incêndios no país

O aumento das queimadas e incêndios florestais no Brasil também tem sido abordado em postagens do MEC. O impacto ambiental e social das queimadas, especialmente na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal, é um tema atual e urgente.

As consequências do aquecimento global e como ele se relaciona com as queimadas no país poderiam ser temas de redação, abordando desde os impactos na biodiversidade até os efeitos sobre a saúde da população e a economia.

Não perca: Concursos, ENEM e mais: confira 5 técnicas de estudo INFALÍVEIS para passar em QUALQUER prova!