Horário de verão vai VOLTAR? Os dias vão ficar mais LONGOS!
O horário de verão era bastante comum há alguns anos, mas deixou de existir em 2019 após a sanção do ex-presidente.
A possibilidade de retorno do horário de verão tem sido um tema de interesse para muitos brasileiros. Após a sua suspensão em 2019, essa mudança de horário deixou de fazer parte da rotina do país.
No entanto, recentemente, a recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) reacendeu a discussão sobre o retorno dessa prática.
O principal objetivo do horário de verão sempre foi reduzir o consumo de energia, aproveitando melhor a luz solar durante o período mais quente do ano.
Por que esse recurso deixou de existir?
O horário de verão foi cancelado em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro. Na época, ele justificou a decisão pela mudança no perfil de consumo de energia elétrica no Brasil. A medida, se tornou fixa desde 2008, acabou sendo vista como pouco eficaz na economia de energia.
O ex-presidente considerou que os hábitos de consumo dos brasileiros haviam mudado, especialmente com o uso mais constante de aparelhos como ar-condicionado e eletrônicos, fazendo com que o horário de verão não fosse mais uma opção.
Além disso, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontou que o cenário energético do país havia se transformado ao longo dos anos. Com isso, os benefícios desse horário já não eram tão importantes quanto no passado.
Assim, após análises e discussões, o governo decidiu interromper a prática. O cancelamento foi oficializado por meio de decreto, encerrando quase nove décadas de adoção intermitente do horário de verão no Brasil, uma prática que começou em 1931.
Por outro lado, a extinção do horário de verão dividiu opiniões. Muitos brasileiros apoiavam o fim, argumentando que a mudança de horário afetava o sono, enquanto outros acreditavam que o horário prolongado de luz solar ajudava tanto na segurança pública quanto aumentava o período de descanso.
Saiba mais: Existe prazo para entrega de atestado médico? Atenção à resposta, trabalhador!
O horário de verão vai mesmo voltar?
Apesar do fim da medida em 2019, a possibilidade do retorno do horário de verão para 2024 ganhou força após a recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
Estudos realizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam que o horário de verão pode, sim, trazer uma redução na demanda por eletricidade, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
Para se ter ideia, o retorno do horário de verão poderia reduzir em até 2,9% o uso noturno de luz em dias úteis e fins de semana. Ainda assim, a decisão final sobre a volta do horário de verão está nas mãos do governo Lula.
Ademais, em uma coletiva recente, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a importância de avaliar o retorno da prática.
Ele afirmou que levará a recomendação para análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de outros ministérios, do setor econômico e do Poder Judiciário.
Embora tenha lembrado que não há risco de crise energética em 2024, Silveira destacou que o horário de verão pode contribuir, mesmo assim, para a sustentabilidade do sistema energético.
Tradicionalmente, o horário de verão começava no primeiro domingo de novembro, mas ainda não se sabe se a prática realmente retornará. Em caso afirmativo, também não se sabe quando começa.
A expectativa é que a decisão seja anunciada nos próximos dias, com base nas avaliações feitas pelo governo e pelos órgãos competentes.
Veja outros: Trabalhador, você pode sacar o FGTS em pelo menos 10 situações diferentes! Confira