Segunda chance: Lei dos Concursos vai dar nova oportunidade para candidatos que faltarem no DIA da prova?
Veja se candidatos terão oportunidade de segunda chamada em provas de concursos públicos com nova lei do governo federal
O cenário dos concursos públicos no Brasil é famoso alta concorrência e pela expectativa dos candidatos em busca de estabilidade no serviço público. Contudo, imprevistos podem ocorrer e, em alguns casos, levam à necessidade de alterações nas etapas dos certames.
Recentemente, um dos certames mais aguardados passou por uma situação inusitada, resultando na anulação de provas. O fato gerou grande repercussão entre os candidatos e levantou dúvidas sobre uma possível nova oportunidade para aqueles que não compareceram no dia da avaliação.
Embora seja raro, o cancelamento de provas e a possibilidade de remarcação afetam diretamente milhares de candidatos. Para entender o que está acontecendo, é importante analisar a posição oficial do Tribunal de Justiça de São Paulo e da Fundação Vunesp, organizadora do certame.
Nova oportunidade para os ausentes em concursos?
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ SP) confirmou recentemente a anulação das provas que ocorreram na capital paulista no dia 8 de setembro, impactando milhares de candidatos que haviam se preparado para a avaliação.
A anulação ocorreu devido a um erro grave durante a aplicação das provas, quando um fiscal encerrou a avaliação uma hora antes do previsto, comprometendo a integridade do processo.
Com isso, surgiu a questão: os candidatos que não compareceram no dia original da prova terão uma nova oportunidade? Segundo o TJ SP, os candidatos ausentes no dia da aplicação original poderão participar da nova prova que será remarcada.
Essa decisão, considerada atípica, oferece uma segunda chance para aqueles que, por algum motivo, não compareceram à avaliação. É importante destacar que essa decisão é válida apenas para os inscritos na comarca da capital, onde houve o problema na aplicação das provas.
Além disso, o Tribunal também confirmou que não haverá reabertura das inscrições para o concurso. Assim, apenas os candidatos já inscritos no certame poderão participar da nova prova, quando esta for remarcada.
Banca organizadora divulga abstenções no certame
Outro dado relevante divulgado pelo TJ SP é o número expressivo de abstenções no dia da prova. De acordo com o Tribunal, cerca de 40% dos candidatos inscritos para a comarca da capital não compareceram à avaliação.
Isso representa aproximadamente 35.942 ausentes entre os 89.856 inscritos para a capital paulista. O alto índice de abstenções chama a atenção, especialmente em um concurso com grande demanda e oferta de vagas.
A anulação das provas, embora causada por um erro da organização, acabou beneficiando esses candidatos, que agora terão a oportunidade de refazer a prova em uma nova data.
Para aqueles que compareceram no dia 8 de setembro, a expectativa é de que o processo seja retomado sem maiores prejuízos. Agora, resta aos candidatos aguardar a divulgação da nova data para a aplicação das provas na capital.
O TJ SP e a Fundação Vunesp ainda não informaram quando a nova prova será realizada, mas a expectativa é de que o processo seja retomado o mais rápido possível. Apesar disso, saiba que a nova Lei dos Concursos dispõe novas regras sobre certames, mas não fala nada sobre segunda chamada.
Saiba mais: Quer estudar para CONCURSO e não sabe por onde começar? Conheça o app PERFEITO para te ajudar!