Radares são responsáveis por quase 1 MILHÃO de multas em 4 MESES: veja quais as mais COMUNS!
Os motoristas devem ter atenção redobrada aos radares, que estão sendo responsáveis pelo aumento de multas nos últimos meses.
O trânsito nas grandes metrópoles sempre foi um dos maiores problemas desses lugares, já que o tráfego é constante e interminável.
Em algumas cidades metropolitanas, o controle do tráfego é uma tarefa gigantesca, que exige a aplicação de diversas tecnologias e medidas de fiscalização.
Uma das ferramentas mais utilizadas para garantir que as leis de trânsito sejam respeitadas são os radares eletrônicos, dispositivos que acabam gerando um grande número de multas.
Radares são os maiores responsáveis por registrar multas em 2024
Os radares eletrônicos, distribuídos pelas vias de São Paulo, foram responsáveis por registrar a maioria das multas aplicadas nos primeiros quatro meses de 2024.
Para se ter ideia, segundo um levantamento do Observatório Mobilidade Segura, da Secretaria de Mobilidade de Trânsito do Município de São Paulo, esses equipamentos registraram 893.613 das mais de 1,3 milhão de infrações contabilizadas nesse período.
Em comparação, os agentes de trânsito, conhecidos na região como ‘marronzinhos’, registraram 481.502 infrações manualmente, quase metade.
Os radares operam 24 horas por dia, capturando infrações que ocorrem fora do horário de trabalho dos agentes de trânsito, o que faz com que eles sejam muito mais eficientes em certos momentos.
Pode parecer alarmante e realmente é: ainda conforme o levantamento, aproximadamente um quarto dos veículos registrados na capital paulista já teve seu motorista autuado e multado.
Especificamente, 24,05% dos veículos que circulam em São Paulo foram multados pelo menos uma vez pelos radares em operação.
Saiba mais: Motoristas, preparem o bolso: novo exame OBRIGATÓRIO para renovação da CNH acaba de ser APROVADO!
Arrecadações bilionárias devido às multas de radares
De acordo com a Secretaria da Fazenda do Município de São Paulo, até abril de 2024, a arrecadação com multas de trânsito já havia alcançado R$ 623.183.336,65.
Considerando essa quantia até os primeiros meses, há uma previsão ainda maior para o ano: segundo a Lei Orçamentária Anual do Município, espera-se que atinja quase R$ 1,9 bilhão em receitas provenientes de multas.
Vale destacar que um dos pontos mais preocupantes revelados pelos dados é a reincidência nas infrações. Cerca de 43,56% dos motoristas penalizados já haviam cometido infrações anteriormente.
Dentre esses, 21,04% foram multados pelo menos duas vezes e cerca de 23% receberam três ou mais multas somente em 2024.
Saiba mais: Completou 18 anos e quer dirigir? Confira o VALOR para tirar sua CNH no Brasil
Quais as multas mais cometidas nesse período?
Durante os primeiros quatro meses de 2024, algumas infrações de trânsito se destacaram como as mais frequentes em São Paulo:
- Excesso de velocidade: Representando 35,7% das multas aplicadas, essa infração pode variar de média a gravíssima, dependendo do quanto o limite de velocidade foi ultrapassado.
- Avançar o sinal vermelho: Com 4,65% das infrações, esta é considerada uma infração gravíssima e contribui significativamente para os riscos no trânsito.
- Estacionar em local ou horário proibido: Corresponde a 4,56% das multas, e sua gravidade varia conforme o contexto específico da irregularidade.
- Uso do aparelho celular ao dirigir: Uma infração cada vez mais comum, que coloca em risco a segurança de todos no trânsito.
- Transitar na faixa exclusiva para transporte coletivo: Outra infração comum em áreas de grande movimentação, que impacta diretamente na fluidez do trânsito.
- Não utilizar o cinto de segurança: Uma falha que compromete a segurança tanto do motorista quanto dos passageiros.
- Dirigir sem CNH ou com CNH vencida: Infrações que demonstram a falta de regularização dos motoristas, essencial para a segurança no trânsito.
Veja outros: Afinal, quanto custa para renovar a CNH? Valor está deixando motoristas INCRÉDULOS