7 mitos alimentares em que todo brasileiro acredita

Você certamente já ouviu vários mitos alimentares durante a sua vida e com isso, até mesmo acredita que são verdadeiros, mas não são.

Quer um exemplo?  Alguém já disse que o ideal é se alimentar de 3 em 3 horas para acelerar o metabolismo e com isso, poder perder peso mais rápido?

Pois é, se você já ouviu isso e acreditava que era verdade, lamentamos informar, que se trata de um mito, já que não há qualquer comprovação científica sobre isso!

Quer saber mais mitos alimentares?  Confira!

7 mitos alimentares em que todo brasileiro acredita
Há mitos que pensamos serem verdadeiros, mas não é. Imagem: Agência Brasil

7 mitos alimentares em que todo brasileiro acredita

Abaixo, listamos os sete mitos alimentares que todo brasileiro acredita

1 – Agrotóxico é veneno

Quem fala isso, na verdade, deveria explicar melhor o motivo, caso contrário, todos acreditam equivocadamente que realmente é um grande veneno.

A bem da verdade, tudo que é consumido em exagero é perigoso.  Por exemplo, se você beber 6 litros de água em 3 horas poderá ter uma intoxicação hídrica podendo causar a morte.

Portanto, tudo depende da quantidade.  No que tange aos agrotóxicos, podem ser ingeridos diariamente sem proporcionar qualquer problema à saúde, até porque cada alimento tem em média 0,01 a 0,5 mg por quilo de comida.

2 – Comer a cada 3 horas

Há quem dia que comer a cada 3 horas é excelente para acelerar o metabolismo, contudo não há qualquer argumento científico sobre isso.

Na verdade, o que realmente influencia é o que a pessoa ingere, já que não adianta alimentar-se a cada 3 horas, se não souber escolher bem os alimentos e assim ingerir muitas calorias.

3 – Orgânico é mais nutritivo

Isso não é verdade conforme pesquisas realizadas na Universidade Stanford ao comparar mais de 240 alimentos normais e as versões orgânicas.

Eles constataram que os níveis de nutrientes eram sempre iguais, ou seja, que a comida orgânica não traz qualquer vantagem ao comparar com as normais.

4 – É preciso cortar glúten e lactose

A intolerância à lactose não é doença, mas sim uma deficiência do organismo de algumas pessoas.

Dessa forma, somente pessoas determinadas devem cortar o consumo de produtos com lactose.  Diferente ocorre com as pessoas que possuem alergia ao glúten, isto é, que possuem uma doença chamada celíaca.

5 – Frango contém muitos hormônios

Conforme pesquisa feita pela Associação Brasileira de Proteína Animal, 72% dos brasileiros acreditam que o frango possui hormônios, porém estão enganados.

O motivo?  É que não há qualquer sentido comercial, o produtor gastar ainda mais dinheiro comprando e colocando hormônio nos frangos.

O zootecnista Gérson Scheuermann da Embrapa diz que o ciclo do frango é bem curto nos dias atuais e que em 40 dias de vida, já pesam, em média, 3 quilos.

6 – Você precisa beber 8 copos de água por dia

Não é verdade que você tem que beber 8 copos de água por dia e esse mal-entendido surgiu em 1945 quando o Food and Nutrition Board, um órgão do governo dos Estados Unidos por meio de um artigo recomendou a ingestão de 2,5 litros de água diariamente.

Essa regra alimentar acabou sendo adotada mundialmente, só que o mundo acabou ignorando que parte desta quantidade de água já está contida nos alimentos também.

Portanto, você deve consumir água de acordo com a necessidade do seu corpo.

7 – Toda bebida alcoólica engorda

A bebida alcoólica é muito calórica para você ter noção 40 mililitros possuem 220 Kcal, o que corresponde a 9 colheradas de feijão com arroz.

O problema é que o álcool nunca é consumido sozinho, já que tem também os petiscos que costumam, na grande maioria, serem fritos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, há a recomendação de que os homens ingiram até 2 doses no máximo de bebida alcoólica e as mulheres, uma.

Veja também:  Não podem ir ao micro-ondas, mas o brasileiro insiste: Confira 7 alimentos que devem passar longe do micro