7 coisas que POUCOS sabem sobre a Copa do Mundo de 2022

O campeonato deste ano se diferencia em alguns pontos das demais edições

A Copa do Mundo foi criada na França no ano de 1928. A Competição Mundial de Futebol aconteceu pela primeira vez no Uruguai em 1930, ano no qual o país saiu vencedor. Desde então, o campeonato ocorre de 4 em 4 anos. A única vez que o evento foi cancelado foi nos anos de 1942 e 1946, devido a Segunda Guerra Mundial. Além disso, apenas 8 países foram campeões até hoje, entre eles o Brasil. Além de ter o maior número de troféus em Copas do Mundo, o Brasil também foi o único país que participou de todas as competições até hoje.

Neste ano (2022) ocorrerá mais uma edição da Copa do Mundo e será a vigésima segunda edição do torneio. Além disso, o evento acontecerá em Catar, no Oriente Médio, entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. O processo para escolher os países que iriam sediar a Copa do Mundo de 2018 e 2022 aconteceu no ano de 2009. Assim, além de Catar, havia outros 4 países competindo, sendo eles: Coreia do Sul, Japão, Austrália e Estados Unidos.

Confira a seguir algumas questões interessantes sobre a edição desse ano.

Fique por dentro do campeonato mundial que começa em novembro. Foto: divulgação

Curiosidades sobre a Copa do Mundo de 2022

1. Primeira vez que um país árabe a sedia uma Copa

O Catar tem cerca 11,5 mil km2, o que equivale a metade do tamanho do Estado do Sergipe. Contudo, apesar de ser um país pequeno em tamanho, é um dos países mais ricos do mundo. Além disso, os jogos irão acontecer em cinco cidades e em oito estádios diferentes.

2. Cidade construída para o campeonato

O país tinha um projeto de 2005 para construir uma cidade do zero no meio do deserto, que tivesse como foco soluções sustentáveis para as infraestruturas e mobilidades urbanas. Entretanto, o projeto saiu do papel devido a Copa do Mundo. Isso mesmo, o país construiu uma cidade para sediar o campeonato. O nome da cidade é Lusail e conta com estádio com capacidade para cerca de 80 mil pessoas. Inclusive, os estádios irão contar com refrigeração e ar condicionado.

3. Maior investimento da história

Além de construir uma cidade do zero, estima-se que o Catar tenha investido cerca de 200 bilhões de dólares para sediar o evento. Dessa forma, esse já é considerado o valor de investimento mais alto para uma Copa do Mundo na história.

Confira: ESTAS são as figurinhas do álbum da Copa de 2022 mais RARAS e disputadas

4- O valor de Premiação

Ainda sobre os valores que o país investiu para essa Copa, o vencedor irá receber um prêmio de cerca de 42 milhões de dólares.

5- Acessibilidade

Devido ao tamanho do país e também por conta da estrutura planejada para receber o evento, o país estabeleceu a distância de 30 km entre a maior parte dos estádios. Assim, é possível que os torcedores acompanhem maior parte dos jogos sem realizar grandes deslocamentos.

6- Última Copa com 32 seleções

A Copa do Mundo de 2022 será a última a receber 32 seleções. Isso porque a FIFA escalou mais 16 seleções para participarem do campeonato a partir de 2026. Assim, o torneio irá totalizar 48 países participantes.

Veja mais: Copa do mundo no Catar: conheça alguns fatos sobre o país que irá sediar a copa

7- Primeira Copa que acontece no final do ano

Pela primeira vez na história uma Copa do Mundo irá ocorrer no final do ano. Essa escolha se deu devido a temperatura elevadas do verão no hemisfério norte, que ocorre em junho e junho, data tradicional do evento.